A pesquisa encontrou 4323 resultados

Resultados da pesquisa

Armazém logístico

Stock logístico em Portugal aumentou 30% nos últimos seis anos

O stock logístico em Portugal aumentou mais de 30% entre 2019 e 2025, tendo passado de cerca de quatro milhões de metros quadrados (m2) para 5,5 milhões m2. No entanto, apesar deste aumento, as taxas de disponibilidade estão historicamente baixas, estando a menos de 1% no Porto e a 4% em Lisboa, valor este que é fortemente influenciado pela região de Palmela que apresenta uma taxa de disponibilidade superior a 10%.
Exército

Aumento da despesa em defesa impulsiona procura por imóveis logísticos

A nova meta para o setor da defesa definida pela NATO na cimeira de junho de 2025 – investir 3,5% do PIB em capacidades militares essenciais –, no âmbito da Revisão Estratégica de Defesa do Reino Unido (SDR), deverá impulsionar uma forte procura por imóveis industriais e logísticos na Europa e no Reino Unido.
Museu Nacional da Arte Antiga

Obras do PRR fecham museu em Lisboa sem data de regresso

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai encerrar ao público a 29 de setembro no âmbito de obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sem data prevista de reabertura, anunciou esta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2025, aquela entidade, em comunicado.
As cidades mais caras do mundo para viver em 2025

As cidades mais caras do mundo para viver em 2025

Nos últimos anos, a crescente pressão dos preços tem vindo a acentuar as disparidades entre cidades. Embora os centros tecnológicos e financeiros normalmente enfrentem os custos mais elevados, fatores locais como a moeda ou as importações também impulsionam os preços ao consumidor.

Casas de luxo: o que dá valor e que detalhes procura quem investe?

Portugueses e estrangeiros continuam a piscar o olho ao imobiliário residencial de luxo nacional, um segmento que soube como fintar a pandemia e o contexto económico adverso – alta inflação e elevadas taxas de juro, por exemplo –, mantendo-se atrativo e no radar dos investidores. Mas, afinal, o que dá e tira valor aos imóveis de luxo? E será que há detalhes que não eram tão valorizados e ganharam importância? Localização é palavra de ordem, destacam os especialistas. Mas a sustentabilidade, as vistas desafogadas, a exclusividade e escassez do ativo, a segurança e ‘amenities’ como piscina privada, ginásio e SPA têm-se tornado exigências.
Santo António, Funchal

Grupo de Pedro Paixão compra imóvel da falida construtora madeirense

O grupo Vipa, liderado por Pedro Paixão, assegurou a compra do principal ativo imobiliário da construtora madeirense Multimade, que faliu em 2023 deixando cerca de 100 trabalhadores no desemprego. A aquisição, concluída no passado dia 10 de setembro, representa um investimento de 600 mil euros e poderá transformar um espaço abandonado em polo estratégico para a economia regional.
Trabalhadores na construção em Portugal

Casas mais caras? Falta de mão obra na construção agrava preços

A construção em Portugal continua ativa, com a atividade a crescer e mais empresas a nascer. E também há mais trabalhadores a construir casas e outros edifícios no país. Mas este crescimento da força de trabalho continua a não ser suficiente para fazer face às reais necessidades do setor. A falta de mão de obra (sobretudo qualificada) continua a assolar a fileira da construção em Portugal, acabando por subir muito os salários a todos os profissionais, desde pedreiros a engenheiros civis. Todo este cenário acaba por encarecer a habitação.
Permira y Blackstone adquieren parte de un portal inmobiliario en Oriente Medio

Permira e Blackstone apostam em portal imobiliário no Médio Oriente

As firmas de capital privado Permira e Blackstone adquiriram uma participação de 525 milhões de dólares (447 milhões de euros) no portal imobiliário Property Finder, especializado em imóveis no Médio Oriente e detido pelo fundo General Atlantic. Esta operação valoriza o portal em cerca de 2.000 milhões de dólares (1.700 milhões de euros) e representa uma aposta no mercado imobiliário em zonas como Dubai, onde os preços da habitação têm registado forte subida.

“Empresas estão a transformar os escritórios em espaços mais humanos”

“As empresas estão a transformar os escritórios em espaços mais humanos, flexíveis e tecnologicamente avançados”. A garantia é dada por Vítor Cajus, Head of Project & Development Services na Cushman & Wakefield (C&W) Portugal, que revela, em entrevista ao idealista/news, que a procura por espaço de qualidade em Portugal, sobretudo em Lisboa e Porto, tem vindo a aumentar. “O escritório tradicional, onde se ia todos os dias, está a perder relevância. O futuro passa por espaços que promovem colaboração, cultura e bem-estar, adaptando-se às novas dinâmicas das equipas”, antecipa.
Scott Bessent e Donald Trump

EUA ponderam declarar emergência nacional devido à crise da habitação

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump poderá declarar uma emergência nacional no setor da habitação neste outono. A administração republicana está a estudar formas de reduzir a burocracia, como unificar os critérios dos códigos técnicos de construção e as regulamentações sobre terrenos em cada Estado, de modo a reduzir custos e melhorar a acessibilidade à habitação. Trump já tinha prometido vender terrenos federais para enfrentar a crise habitacional na maior economia mundial.
Preço do Café

Café dispara 24%: beber a bica começa a pesar nos bolsos dos portugueses

O café em Portugal está cada vez mais caro, com os consumidores a pagarem, em média, 24% mais nos últimos três anos, segundo dados do Eurostat. O aumento reflete a combinação de fatores globais, como a pandemia, alterações climáticas, secas prolongadas nos principais produtores – Brasil e Vietname – e especulação financeira, que elevaram o preço do grão nos mercados internacionais e, consequentemente, nas prateleiras portuguesas.
Sidney, Australia

Austrália acelera construção de casas para travar crise habitacional

O governo australiano anunciou um conjunto de medidas para acelerar a construção de habitações, numa altura em que o país enfrenta uma das mais graves crises habitacionais das últimas décadas. Entre as decisões está a disponibilização imediata de mais de 26 mil novas casas e a suspensão de alterações às leis de construção, de forma a simplificar processos de aprovação.
Mercato immobiliare Regno Unito

Oferta de imóveis para arrendar diminui drasticamente no Reino Unido

Muitos proprietários britânicos estão a abandonar o mercado de arrendamento, de acordo com o mais recente inquérito da RICS. Os últimos dados, referentes a junho, confirmam que o número de casas para arrendar colocadas no mercado no Reino Unido caiu 21 pontos percentuais — uma das descidas mais acentuadas dos últimos anos e o 11.º mês consecutivo de quedas generalizadas. A incerteza em torno das iminentes alterações à legislação britânica sobre arrendamento urbano está a levar muitos proprietários a transferirem os seus imóveis do mercado de arrendamento para o da compra e venda.