Notícias sobre o mercado imobiliário e economia
Empréstimo à habitação -

Queres pedir um empréstimo para comprar casa? Isto é o que o mercado tem para te dar

Autor: Hermínia Saraiva (colaborador do idealista news)

Queres saber tudo o que os principais bancos têm para oferecer no momento de conceder um crédito à habitação? Para ajudar-te, o idealista/news fez uma ronda pelas grandes instituições financeiras para reunir toda a informação, que é necessário saber para pedir um empréstimo para a compra de casa. Hoje contamos-te o resultado final da nossa reportagem "cliente mistério", com as conclusões das nossas visitas a sete bancos a operar no mercado português.

A ronda que nos levou em busca das melhores ofertas do crédito à habitação chegou ao fim. Depois de visitarmos a CGD, BCP, BPI, Novo Banco, Santander, o Montepio e o Bankinter, apresentamos-te agora o caso tipo e as conclusões da nossa investigação.

Fomos a cada uma destas instituições financeiras pedir uma simulação de crédito à habitação, tendo em vista a compra de um apartamento de 160 mil euros, por dois proponentes com idades à volta dos 35 anos, com um rendimento mensal líquido conjunto de cerca de 3 000 euros e sem qualquer encargo no setor bancário.

O objetivo do idealista/news era saber quais as alternativas que existem no mercado em matéria de regimes de taxa de juro, sabendo à partida que não queríamos estar mais de 30 anos a pagar o empréstimo.

Lembra-te de olhar para todas as parcelas e ponderar os custos que podem estar escondidos no chamado cross selling, que inclui contratação de seguros ou comissões de anuidade de cartões de crédito ou débito.