Rendas das casas de luxo em Lisboa subiram 10,5% em 2024
Os valores das rendas dos imóveis residenciais de luxo continuam a subir em todo o mundo, não sendo Lisboa uma exceção: em 2024, as rendas pedidas pelos senhorios aos inquilinos nos novos contratos de arrendamento aceleraram 10,5% na capital portuguesa, um crescimento, no entanto, inferior ao verificado no ano anterior (30%). Em causa estão dados que constam no estudo “Prime Residential World Cities index”, da Savills.
Casas de férias: “O mercado imobiliário português tem grande potencial”
Portugal continua a ser um destino muito procurado por turistas, nomeadamente as cidades de Lisboa e Porto e a região do Algarve, e quem chega ao país procura cada vez mais uma experiência de estadia excecional. Tendo por base esta premissa, a espanhola Líbere Hospitality Group está a apostar forte em Portugal. Um país onde o “mercado imobiliário tem um grande potencial”, revela ao idealista/news Anton de la Rica, co-CEO da empresa, que se dedica à gestão de ativos imobiliários para a prestação de serviços de alojamento residencial e de férias de curta e média duração, bem como ao desenvolvimento de tecnologia para digitalizar toda a cadeia de valor do mercado.
AL em Lisboa: aprovada "suspensão imediata" de novos registos
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (5 de novembro de 2024) a proposta da câmara para a “suspensão imediata” de novas licenças de Alojamento Local (AL) na cidade, “por um prazo de seis meses”, passível de renovação por igual período.
Rendas: Lisboa facilita acesso de pessoas com mobilidade condicionada
A Câmara de Lisboa aprovou medidas específicas para garantir o acesso de pessoas com mobilidade condicionada aos concursos de arrendamento habitacional na cidade e a implementação do serviço especial de mobilidade reduzida no transporte público da Carris.
Promotora polaca ReTrend aterra em Lisboa e compra edifícios na Lapa
É mais um negócio que mostra que Portugal continua no radar dos investidores imobiliários estrangeiros. A promotora polaca ReTrend aterrou no país tendo comprado um conjunto de edifícios na Rua das Janelas Verdes 108, na Lapa, em Lisboa. Os imóveis têm ao todo cerca de 3.000 metros quadrados (m2) de área bruta de construção acima do solo e incluem mais de 500 m2 de jardins privados, estando previsto ali nascerem 13 unidades residenciais – apartamentos e moradias – todas com estacionamento privativo.
Lisboa: mais rendas acessíveis através de cooperativas e compra de casas
Lisboa já tem um plano de “ataque” para dar resposta ao problema da habitação na cidade. No âmbito da apresentação da Carta Municipal de Habitação de Lisboa, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, revelou algumas das medidas que farão parte deste pacote: está prevista mais construção, o relançamento de cooperativas ou ainda compra de casas a privados para depois arrendar.
Lojas na Praça de Espanha procuram novo inquilino
Na Praça de Espanha, em Lisboa, há dois espaços comerciais que procuram novo inquilino. Trata-se de duas lojas, situadas no número 35 da Rua Basílio Teles, que são compatíveis com atividade de restauração ou serviços. E já estão disponíveis para serem comercializadas.
Habitação municipal: Gebalis alvo de buscas da Judiciária em Lisboa
A Gebalis foi uma das empresas municipais alvo esta quarta-feira (30 de março de 2022) de buscas da Polícia Judiciária (PJ), que recolheu documentos relacionados com "prestações de serviços" iniciados há dez anos, disse à Lusa fonte da empresa.
Suspensão de Alojamento Local em Lisboa é decidida hoje
A proposta de "suspensão imediata" de novos registos de Alojamento Local (AL) em Lisboa vai ser discutida e votada esta terça-feira (22 de março de 2022) na Assembleia Municipal, três meses após a aprovação camarária, com o setor a alertar para o aumento de registos.
Volkswagen à procura de novo escritório para instalar hub tecnológico em Lisboa
A Volkswagen Digital Solutions (VWDS) está a crescer em Portugal e pretende, nesse sentido, mudar-se para um escritório maior, sendo que atualmente tem três em Lisboa: no Rato, na Avenida da República e perto da embaixada da Rússia. O objetivo passa por concentrar toda a atividade da empresa num novo hub tecnológico que possa receber 450 colaboradores – tem neste momento 230 e quer contratar 70 profissionais ainda este ano e 150 até 2023. O futuro hub tecnológico deverá estar localizado no centro de Lisboa ou na zona do Parque das Nações.
Critical TechWorks vai ocupar 10.000 m2 do K-Tower no Parque das Nações
Um dos maiores contratos de ocupação de escritórios realizado nos últimos meses em Lisboa – e até no país - já foi fechado. Trata-se 10.000 metros quadrados (m2) do K-Tower, no Parque das Nações, que foram contratados pela Critical TechWorks, uma empresa que surge no seio da joint-venture criada entre o BMW Group e a Critical Software.
Quase 125.000 m2 de escritórios arrendados em Lisboa até julho: mais 9% que há um ano
Em julho foram arrendados apenas 14.906 m2 de espaços de escritórios em Lisboa, menos 46% que o valor verificado no mesmo mês do ano passado. Ainda assim, à área total ocupada nos primeiros sete meses do ano foi 124.975 m2, 9% superior à registada no período homólogo.
Câmara de Lisboa reforça fiscalização do Alojamento Local
As autorizações de novos registos de Alojamento Local (AL) estão suspensas em cinco bairros históricos de Lisboa desde 9 de novembro, mas o sistema continua a aceitar registos, estando a Câmara Municipal de Lisboa a reforçar a fiscalização, admitindo necessitar de mais pessoas para o efeito.
Senhorios têm até 31 de dezembro para pedir redução de IMI
Os proprietários que tenham casas no mercado de arrendamento têm até final do mês para pedir uma redução de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). No caso de Lisboa, o desconto pode chegar aos 20%. Trata-se de um benefício fiscal que está previsto na lei, mas que não é de aplicação automática, ou seja, têm de ser os proprietários a apresentar um requerimento às autarquias – em Lisboa têm até 31 de dezembro para o fazer.
Alojamento Local: 85% dos proprietários só tem uma casa para arrendar a turistas
Alojamento Local (AL) sim, mas em larga escala não. Quer isto dizer que a grande maioria dos proprietários que investe no mercado de arrendamento temporário –sobretudo direcionado a turistas – tem apenas um imóvel disponível. Dos 54.364 alojamentos que integravam o Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) a 15 de novembro deste ano, 64% pertenciam a pessoas singulares. E destas 85% detinham apenas uma casa.
Programa Renda Acessível à caça de investidores em Lisboa
"Lisboa para todos" é a mensagem do pavilhão que a Câmara Municipal de Lisboa apresenta no SIL 2017, local onde decorreu, esta quinta-feira, a conferência de apresentação do Programa Renda Acessível. O coordenador do projeto, Ricardo Veludo, aproveitou o momento para falar aos investidores e apresentar o modelo de negócio e áreas de intervenção de uma iniciativa que quer, entre outras coisas, fixar a classe média no centro de Lisboa, investir em habitações com rendas acessíveis, gerar mais emprego, mais e melhor mobilidade e mais empreendedorismo.
Há 24 casas disponíveis em Lisboa com rendas entre 156 e 342 euros
Queres viver em Lisboa numa casa arrendada por valores abaixo dos praticados no mercado? Então fica a saber que te podes candidatar até dia 8 de junho a uma das 24 casas municipais que integram a 14ª edição do Programa Renda Convencionada. “As casas têm rendas entre 156 e 342 euros e as tipologias variam entre T1 e T3”, revela a Câmara Municipal de Lisboa no site Re-Habitar Lisboa.
Associações de Lisboa exigem ao Governo soluções para problemas de habitação
Várias associações de Lisboa vão exigir ao Governo, em carta aberta, medidas para solucionar os problemas de habitação relacionados com o preço e a disponibilidade de casas na capital, revelou o secretário-geral da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), António Machado. A iniciativa da carta aberta, intitulada de “Morar em Lisboa. Construir uma Lisboa de todos!”, encontra-se em fase de recolha de assinaturas.
Casas para arrendar a preços de saldo na Baixa de Lisboa, a partir de 2017
Quem atualmente procura casa para arrendar com preços acessíveis na Baixa de Lisboa poderá sentir-se como estando a procurar uma agulha num palheiro. Mas esta realidade está em vias de mudar, já no próximo ano, segundo o IHRU, que promete colocar no mercado imóveis com rendas condicionadas, entre 30% e 40% mais baratas.
Rendas controladas: Câmara lança programa para devolver classe média ao centro de Lisboa
Viver em Lisboa, numa casa arrendada, vai passar a ser mais fácil e barato para as famílias de classe média. Esse é o grande o objetivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que esta manhã lança um programa de arrendamento a "preços controlados" para permitir o regresso de moradores ao centro da capital, com mais de cinco mil casas em locais como o Vale de Santo António e Colina de Santana.
Lisboa: rendas estão mais caras, há menos casas e o alojamento local ganha força
As rendas não param de subir em Lisboa, uma tendência que se verifica desde 2014. A oferta está a diminuir e a procura permanece estável e os senhorios preferem o arrendamento de curta duração a estrangeiros, que é mais rentável. Já para os jovens portugueses, arrendar casa no centro da cidade é cada vez mais complicado.
Para arrendar casa em Lisboa é preciso gastar 90% do salário
Arrendar uma casa em Lisboa chega a custar 90% do salário enquanto no Porto é necessário “usar” metade do vencimento mensal. Trata-se de um valor muito acima da taxa máxima de esforço de 30% recomendada. E em muitos casos o valor das rendas ultrapassa o rendimento líquido que os jovens levam para casa.
Arrendar uma loja na Avenida da Liberdade ou no Chiado com valores mais altos de sempre
As zonas da Avenida da Liberdade e do Chiado, em Lisboa, atingiram valores recorde a nível de arrendamento comercial no ano passado, com valores mensais a oscilar entre os 50 e os 95 euros por metro quadrado (m2). Já no Porto, a zona mais cara continuou a ser Santa Catarina, com rendas entre os 17,5 e os 35 euros por m2 por mês. Segue-se a Boavista (14 a 30 euros).
Arrendar casa está mais barato em Lisboa e Porto
Há cada vez mais portugueses a optar por arrendar casa em vez de comprar. Mas a oferta nem sempre corresponde à procura e os valores das rendas continuam elevados.
lisboa: câmara lança concurso para 21 casas com rendas acessíveis
a câmara de lisboa lançou um concurso para casas municipais que integram o programa renda condicionada (prc). em causa estão 21 imóveis com preços que variam entre os 150 e os 501 euros, conforme a tipologia e respectiva localização.