Anton de la Rica, co-CEO da Líbere Hospitality Group, fala ao idealista/news sobre a aposta da empresa espanhola em Portugal.
Comentários: 0
Gestão de casas de férias em Portugal
Anton de la Rica, co-CEO da Líbere Hospitality Group | Edifício gerido pela empresa no Príncipe Real, Lisboa Líbere Hospitality Group

Portugal continua a ser um destino muito procurado por turistas, nomeadamente as cidades de Lisboa e Porto e a região do Algarve, e quem chega ao país procura cada vez mais uma experiência de estadia excecional. Tendo por base esta premissa, a espanhola Líbere Hospitality Group está a apostar forte em Portugal. Um país onde o “mercado imobiliário tem um grande potencial”, revela ao idealista/news Anton de la Rica, co-CEO da empresa, que se dedica à gestão de ativos imobiliários para a prestação de serviços de alojamento residencial e de férias de curta e média duração, bem como ao desenvolvimento de tecnologia para digitalizar toda a cadeia de valor do mercado.

“Portugal continua a ser, sem dúvida, um destino muito atrativo para os investidores imobiliários, graças ao forte mercado turístico e ao crescente investimento estrangeiro no setor”, salienta o responsável. 

No mercado doméstico, a Líbere Hospitality Group, que promete oferecer “aos clientes uma experiência de estadia flexível, autónoma e personalizada, totalmente gerível a partir do smartphone”, está a gerir, para já, dois ativos: um em Lisboa, no Príncipe Real, desde o final do ano passado, e outro em Gaia (Porto), anunciado recentemente. “Estamos a explorar possibilidades noutras cidades-chave, como Coimbra, Évora e Faro”, conta Anton de la Rica, explicando que a empresa não compra edifícios. “Celebramos acordos a longo prazo com proprietários ou investidores que pretendam adquirir nesses ativos”. 

Casas de férias em Lisbia
Edifício gerido pela Líbere Hospitality Group no Príncipe Real, em Lisboa Líbere Hospitality Group

Fale-nos um pouco sobre a Líbere Hospitality Group. Quando e porque foi fundada e quantos imóveis gere nos países onde opera? 

Começámos em 2019 com uma visão ambiciosa: construir a maior alternativa à hotelaria tradicional na Europa, desenvolvendo um modelo de operação inovador em que a experiência do cliente e a tecnologia são os pilares da identidade. Desde o início, quisemos combinar o melhor de dois mundos: hotéis e arrendamentos de férias, e assim regenerar um mercado obsoleto com tecnologia que coloca o utilizador no centro. Isto levou-nos a construir as bases de um stack tecnológico e, em 2019, conseguimos desenvolver o nosso próprio MVP (Minimum Viable Product). 

Durante 2019, desenvolvemos a nossa pilha tecnológica e, em 2020, iniciámos as operações com o primeiro ativo em Vitória (Espanha), um edifício de 120 apartamentos, operado sob a marca “Líbere”. Atualmente, gerimos 19 ativos que totalizam mais de 700 unidades em Espanha e Portugal. A maior parte da carteira é composta por ativos de 10 a 50 apartamentos, embora também façamos a gestão de ativos com mais de 100 unidades, bem como dois hostels.

Não possuímos ativos próprios, uma vez que o nosso modelo de negócio é 'asset light'. Concentramo-nos na gestão e exploração dos ativos, o que nos permite adaptarmo-nos de forma mais flexível às necessidades do mercado e otimizar os recursos para gerar valor tanto para proprietários como para clientes.

Qual é a atividade, em concreto, da Líbere Hospitality Group? 

Somos um operador de alojamentos tecnológicos que, graças a um modelo proprietário e disruptivo, maximiza o desempenho de diferentes tipos de ativos, oferecendo uma experiência de estadia excecional.

Por um lado, gerimos de forma abrangente ativos como hotéis, apartamentos ou hostels para proprietários que procuram otimizar o desempenho das propriedades. Tratamos de tudo: da definição do produto e da adaptação do espaço com tecnologias como a domótica ou as fechaduras inteligentes, à gestão das reservas e ao check-out, sempre com uma abordagem sustentável. O nosso modelo baseado em tecnologia reduz os custos operacionais em mais de 40% em comparação com o alojamento tradicional, obtendo retornos de cerca de 60%.

"Não possuímos ativos próprios (...). Concentramo-nos na gestão e exploração dos ativos, o que nos permite adaptarmo-nos de forma mais flexível às necessidades do mercado e otimizar os recursos para gerar valor tanto para proprietários como para clientes. (...) Oferecemos uma experiência de estadia flexível, autónoma e personalizada, totalmente gerível a partir do smartphone"

Por outro lado, através das nossas marcas comerciais, oferecemos aos clientes uma experiência de estadia flexível, autónoma e personalizada, totalmente gerível a partir do smartphone. Espaços concebidos para se adaptarem às necessidades dos diferentes viajantes, com um design cuidado que na Líbere combina harmonia, sofisticação e elementos naturais como imagem de marca.

"Na Líbere Hospitality Group, fundimos design e tecnologia, apostando num novo conceito de alojamento mais próximo, sustentável e moderno", lê-se no site da empresa. Em que consiste este conceito?  

A ideia inicial surgiu após a identificação de um setor de alojamento muito obsoleto, que não tinha avançado à mesma velocidade que o resto dos setores que compõem a indústria do turismo. Identificámos que a utilização da tecnologia no desenvolvimento do modelo de funcionamento permitiria oferecer uma alternativa ao alojamento tradicional com uma experiência muito melhor para os viajantes. O nosso modelo permite fazer o check-in e o check-out online de forma autónoma, sem necessidade de fazer fila à chegada ao alojamento.

Mas também identificámos que a conceção tradicional dos alojamentos não satisfaz as necessidades dos novos viajantes. A nossa proposta centra-se nos espaços flexíveis e no design como principal valor. Sabemos que cada viajante tem necessidades únicas, e é por isso que concebemos espaços que se adaptam a todos os tipos de estadias. Desde escapadelas de fim de semana a estadias prolongadas, oferecemos espaços que são perfeitos para um viajante a solo, uma casa temporária para famílias ou o espaço ideal para profissionais que precisam de trabalhar e relaxar ao mesmo tempo. Não se trata apenas de alojamento, trata-se de criar um espaço onde os hóspedes se podem sentir como habitantes locais.

Estamos convencidos de que o nosso modelo representa um passo em frente no setor do alojamento, concebido para se adaptar ao viajante moderno que valoriza a flexibilidade, o conforto e a autenticidade.

Turismo em Lisboa
Vistas do empreendimento gerido pela Líbere Hospitality Group em Lisboa Líbere Hospitality Group

Porquê a escolha de Portugal para a Líbere Hospitality Group iniciar a aventura fora de Espanha e como avaliam o potencial do mercado imobiliário nacional?

Portugal foi um destino estratégico para a expansão, principalmente devido à crescente atração turística, com cidades como Lisboa, Porto e a região do Algarve a atraírem milhões de visitantes todos os anos. O mercado imobiliário português tem um grande potencial. Oferece oportunidades atrativas, com preços ainda competitivos em relação a outros países europeus e um elevado potencial de rentabilidade.

"Portugal foi um destino estratégico para a expansão, principalmente devido à crescente atração turística, com cidades como Lisboa, Porto e a região do Algarve a atraírem milhões de visitantes todos os anos. O mercado imobiliário português tem um grande potencial. Oferece oportunidades atrativas, com preços ainda competitivos em relação a outros países europeus e um elevado potencial de rentabilidade"

Além disso, a proximidade geográfica e as semelhanças culturais com Espanha facilitaram o funcionamento e a adaptação a um novo país, consolidando Portugal como um destino perfeito para expandir o nosso modelo.

A entrada em Portugal, em Lisboa, deu-se há um ano, em novembro de 2023. E agora foi anunciada a expansão para o Grande Porto, com a gestão de um edifício em Vila Nova de Gaia, certo? Que edifícios são estes?

Em novembro de 2023 demos um passo muito importante na expansão internacional, ao iniciarmos a gestão do primeiro ativo fora de Espanha, localizado no emblemático bairro do Príncipe Real, em Lisboa.

Um ano depois, continuamos a progredir e, nos últimos meses, assinámos a gestão de um novo ativo em Gaia, uma localização estratégica que reforça a presença em Portugal. Não adquirimos edifícios, mas celebramos acordos a longo prazo com proprietários ou investidores que pretendam adquirir nesses ativos.

Esta abordagem permite-nos concentrar naquilo que fazemos melhor: gerir bem os ativos para maximizar o seu desempenho, dando sempre prioridade à experiência dos clientes e tirando partido da tecnologia para garantir estadias flexíveis, confortáveis e personalizadas. Com estas adições, continuamos a reforçar o crescimento e a consolidar a posição no mercado europeu.

Estão previstos novos investimentos no país? Onde? 

Fechámos recentemente uma nova operação e temos um conjunto de projetos em fase final que nos posicionarão como um dos principais operadores em Portugal. Estamos empenhados na expansão em Portugal e, além das operações em Lisboa e Porto, estamos a explorar possibilidades noutras cidades-chave, como Coimbra, Évora e Faro. O objetivo é levar o nosso modelo de gestão de alojamento a várias regiões do país, adaptando-nos às necessidades específicas de cada mercado local. 

Em Espanha, o Build to Rent (BtR) é um segmento do imobiliário com alguma expressão, ao contrário do que acontece em Portugal. É nesta área que a Líbere Hospitality Group atua? 

O BtR é um setor em que temos experiência, operando principalmente ativos residenciais para uso residencial de médio prazo, para clientes que procuram estadias de vários meses, tais como clientes empresariais.

É um segmento com grande potencial, especialmente em mercados em crescimento como Portugal, onde acreditamos que este modelo de negócio ainda está a dar os primeiros passos. Em Espanha, o seu desenvolvimento já demonstrou que pode ser uma oportunidade atrativa, especialmente devido à crescente procura de soluções de arrendamento profissionalizadas.

Casas de férias em Lisboa
Interior de um apartamento de um edifício gerido pela Líbere Hospitality Group em Lisboa Líbere Hospitality Group

A expansão internacional passa também por Grécia, onde já detém um edifício, Itália e França, correto? 

Sim, inclui a Grécia, onde assinámos recentemente a gestão de dois ativos. Estamos também a analisar oportunidades em Itália, França e Reino Unido. Representam mercados estratégicos para a nossa visão de crescimento na Europa. 

Em cada um destes mercados procuramos replicar o sucesso que alcançámos em Espanha e Portugal, adaptando a nossa proposta às necessidades locais, mantendo o foco na tecnologia, eficiência operacional e experiência do cliente.

O que diferencia a empresa da concorrência?

O objetivo é estabelecermo-nos como uma referência no setor do alojamento flexível de curta e média duração. Ao contrário de outras empresas, somos um gestor integral: combinamos a “gestão total” dos ativos – desde a criação e evolução das marcas, à decoração e ao serviço ao cliente – com o desenvolvimento da plataforma tecnológica capaz de otimizar ao máximo as operações e proporcionar ao cliente uma experiência única e totalmente personalizada. Outras empresas tendem a concentrar-se numa (gestão de propriedades) ou noutra (desenvolvimento de tecnologia). Nós decidimos integrar as duas vertentes para conseguir uma visão global e um controlo total do negócio.

Defendemos dois pilares fundamentais que não só nos diferenciam no setor, como também garantem resultados sustentáveis e escaláveis para os nossos parceiros: a rentabilidade operacional e um modelo multimarca concebido para maximizar o valor de cada ativo sob gestão.

"Em cada um destes mercados [Grécia, Itália, França e Reino Unido] procuramos replicar o sucesso que alcançámos em Espanha e Portugal (...). O objetivo é estabelecermo-nos como uma referência no setor do alojamento flexível de curta e média duração"

A aposta na rentabilidade é sustentada pela utilização de tecnologia avançada e por um modelo operacional diferenciado que nos permite reduzir os custos operacionais até 40% em relação aos alojamentos tradicionais. Esta otimização não só melhora as margens de lucro, como também nos permite oferecer um produto competitivo sem comprometer a qualidade do serviço.

Além disso, o nosso modelo multimarca, desenvolvido sob a alçada da Líbere Hospitality, é uma solução estratégica que responde à diversidade do mercado imobiliário e às necessidades de cada ativo.

Cada uma das nossas marcas comerciais foi concebida para maximizar o potencial de diferentes tipos de imóveis, desde apartamentos urbanos e edifícios históricos a alojamentos híbridos. Esta flexibilidade permite-nos gerir cada ativo sob a identidade que melhor se relaciona com o seu mercado-alvo, assegurando a maximização das suas caraterísticas únicas e da sua localização.

Quanto pode custar arrendar uma casa num edifício gerido pela Líbere Hospitality Group em Portugal?  

O tipo de alojamento mais pequeno que podemos encontrar são estúdios concebidos para acomodar confortavelmente duas pessoas enquanto os maiores são apartamentos com um quarto que podem acomodar até quatro pessoas. Isto permite-nos oferecer opções flexíveis que se adaptam a diferentes necessidades, desde casais a pequenos grupos de amigos e famílias.  

Em termos de preços, gerimos uma gama que varia entre aproximadamente 70 e 200 euros por noite, dependendo do tipo de alojamento. É importante notar que os preços são dinâmicos e podem mudar em função da época, da procura e das caraterísticas específicas do mercado em cada momento. 

Portugal continua no radar dos investidores imobiliários, apesar de muitos players do setor lamentarem a instabilidade fiscal e a burocracia existentes?

Continua a ser, sem dúvida, um destino muito atrativo para os investidores imobiliários, graças ao forte mercado turístico e ao crescente investimento estrangeiro no setor. Embora existam desafios como a instabilidade fiscal e a burocracia, o país oferece grandes oportunidades devido à localização estratégica e à constante procura de alojamento. Embora as mudanças e o aumento dos preços da habitação possam criar incerteza, Portugal mantém o potencial para quem procura diversificar investimentos num mercado dinâmico e rentável.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta