
Alojamento Local (AL) sim, mas em larga escala não. Quer isto dizer que a grande maioria dos proprietários que investe no mercado de arrendamento temporário –sobretudo direcionado a turistas – tem apenas um imóvel disponível. Dos 54.364 alojamentos que integravam o Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) a 15 de novembro deste ano, 64% pertenciam a pessoas singulares. E destas 85% detinham apenas uma casa.
Os números revelam que ainda são poucas as empresas e particulares a investir em larga escala no arrendamento para turistas, segundo o Jornal de Negócios. Significa isto que os proprietários não investem, para já, numa enorme panóplia de imóveis destinados ao negócio.
Em Lisboa, que concentra um terço do total de AL do país, verifica-se a mesma situação. Existem neste momento cerca de 5.167 proprietários de AL na capital, ainda que 80% apenas tenha uma casa no mercado. Há 480 proprietários que já possuem dois imóveis no negócio e 41 que já contam com cinco em carteira. Apenas um proprietário (pessoa singular) tem 21 casas destinadas ao AL.
As empresas investem mais, mas em Lisboa – onde representam 24% dos proprietários – cerca de metade também só possui um imóvel no mercado. De acordo com a publicação, existe uma única empresa com uma oferta de 147 casas nas plataformas como o Airbnb ou Booking, uma outra que tem 91 e outra ainda com 98. Em termos nacionais é possível encontrar, contudo, uma empresa com 217 alojamentos em carteira.
Para poder comentar deves entrar na tua conta