Janeiro é muitas vezes visto como um mês longo, frio e algo monótono, marcado pelo regresso às rotinas depois das festas. Apesar de não ter feriados nacionais, à exceção do dia 1 de janeiro, o primeiro mês do ano guarda várias datas simbólicas que merecem atenção.
O amor, a lealdade e o carinho que um cão transmite, enche qualquer casa de alegria e felicidade. Esta imagem, partilhada pela conta de Instagram The World in Maps, mostra a percentagem de lares que têm pelo menos um companheiro de quatro patas, segundo dados da Federação Europeia de Alimentos para Animais de Companhia (FEDIAF)
Um cão de 15 anos, conhecido como Kipper, foi obrigado a deixar o apartamento onde vivia em Paço de Arcos, Oeiras, depois de três anos a causar distúrbios aos vizinhos com latidos e ganidos constantes. Durante o processo, uma vizinha recolheu gravações dos latidos, demonstrando que o ruído era intenso e contínuo, causando stress, insónias e problemas de saúde a quem residia nas imediações. Os tutores do animal alegaram ter tentado várias soluções, desde a medicina convencional e treinos profissionais, até à utilização de óleo de cannabis e reiki, sem resultados significativos.
O verão chegou e traz consigo calor e bom tempo. É hora, por isso, de ir dar um mergulho à praia, até porque a época balnear começou oficialmente dia 1 de junho de 2025 na maioria das praias portuguesas. Mas será que é permitido levar cães para a praia? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Os meses de julho e agosto são, por norma, os eleitos para a maioria das famílias fazer as malas e ir de férias. E muitas acabam por querer levar consigo os respetivos animais de estimação. Será que é fácil ou possível viajar com os “amigos” de quatro patas em transportes públicos, como comboios ou aviões, por exemplo? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Ter um gato ou um cão é imprescindível para muitas pessoas. Mas será que há regras a ter em conta, por exemplo, na hora de viver com um animal de estimação num apartamento, por exemplo? Segundo a Deco, é permitida a coabitação, em casa, de até três cães ou quatro gatos, não podendo, no total, contar-se mais de quatro animais de estimação. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Ter um animal de estimação é um ato de nobreza do ser humano, pois está a oferecer um lar, condições de saúde e carinho a um ser vivo que não tem nada mais a dar em troca a não ser amor.
Contudo, como tutor de um animal deves respeitar várias regras.
Os cães são nossos amigos leais de quatro patas, e como nossos guardiões, temos a responsabilidade de garantir que estes estejam confortáveis em todas as condições climáticas.
O ladrar excessivo dos cães dos vizinhos do teu prédio não te deixam ter sossego, nem dormir à noite? O barulho constante pode causar stress e prejudicar a qualidade de vida de todos os envolvidos.
Os animais de estimação, sobretudo os gatos e os cães, estão presentes em muitas casas portuguesas, sendo parte integrante de várias famílias. Mas será que há regras a ter em conta quando se tem um destes amigos de quatro patas num apartamento ou moradia? No artigo da Deco Alerta desta semana, explicamos tudo sobre este assunto.
Depois da onda de calor no início do mês, o verão chegou envergonhado. Ainda assim, e como é de esperar, os dias quentes e soalheiros irão regressar. Quem tem animais de estimação em casa, como cães e gatos, deverá redobrar os cuidados nesta época do ano.
São muitas as pessoas que fazem questão de ter animais de estimação. Os gatos e os cães, por exemplo, passam a ser elementos da família. Sabes qual é o país europeu com mais cães por cada 1.000 pessoas? É a Roménia (216). Em sentido inverso encontra-se a Turquia, com apenas 14 cães por cada 1.000 pessoas. Portugal encontra-se no quinto lugar do ranking (201).
Levar ou não o animal de estimação de férias? Esta é uma dúvida que terão muitas pessoas nesta altura do ano. Afinal, há toda uma logística a ter em conta. Uma coisa é certa, é possível levar o companheiro de quatro patas para férias. Mas há detalhes a ter em conta, como por exemplo o meio de transporte. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto, ou seja, como e sob que regras é possível levar o cão e/ou gato quando se vai de férias.
A vontade das pessoas de comprar ou adotar um animal de estimação aumentou com a pandemia da Covid-19. Fica a saber quanto custa comprar e manter um cão e um gato.
Até à chegada de Donald Trump à Casa Branca, que decidiu em sentido contrário, os cães eram residentes habituais e obrigatórios. Faziam, aliás, parte do "establishment" político norte-americano.
Não há dúvida de que as casas estão cada vez mais amigas dos animais de estimação. Cada vez mais designers concentram esforços criativos para produzir móveis exclusivamente para cães e gatos ou que sejam perfeitamente adequados para amigos de quatro patas.
São 3,2 e 2,7 milhões o número de indivíduos que, em julho de 2020, referiu ter em casa, respetivamente, cães e gatos. Em causa estão dados que constam no estudo TGI da Marktest, que permite concluir que, “apesar de algumas oscilações, a existência de cães e gatos nos lares portugueses tem vindo a aumentar”.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever