Imóvel municipal, na Rua de Gomes Freire, será transformado em habitação acessível. Preço-base da empreitada é de 120.000 euros.
Comentários: 0
Bairro das Fontainhas
Nuno Morão, CC BY-SA 2.0 Creative commons

A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos de habitação acessível nesta zona da cidade.

Segundo o Jornal de Notícias, a intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, do conjunto que vai do 50 ao 70. A operação será conduzida pela empresa municipal Domus Social, responsável pela gestão do parque habitacional do concelho, que já lançou concurso público para a elaboração do projeto. O preço-base é de 120 mil euros e o prazo de execução ronda os três anos, incluindo acompanhamento da futura empreitada.

Lê-se nos documentos do concurso, citados pelo JN, que “o conjunto existente é constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio”, distribuídas por quatro pisos na sua maioria. O programa preliminar sublinha a necessidade de “rentabilização máxima da capacidade edificatória, assim como a otimização do número de fogos”, prevendo que até as frações do rés-do-chão sejam convertidas em habitação.

O projeto deverá privilegiar tipologias T1 e T2, mas também contempla uma habitação T2, duas T3 e uma T5, de forma a realojar os atuais inquilinos. A Câmara Municipal do Porto admite ainda a possibilidade de aumentar a volumetria do edifício “desde que enquadrada na legislação aplicável”. As propostas ao concurso público podem ser apresentadas até 3 de setembro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta