Banca penalizada em "muitos milhões" com novo imposto sobre imóveis
Os bancos portugueses estão entre os maiores proprietários do país, devido à herança de casas de clientes que entraram em incumprimento no crédito à habitação e imóveis de empresas falidas. O novo imposto que acresce ao IMI é, por isso, uma grande preocupação para o setor da banca, que estima estar entre quem vai pagar das maiores faturas dos 160 milhões de euros que o Governo quer encaixar com a nova tributação.
Casas de bancos: cerca de 90 imóveis do Novo Banco vendidos em leilão
Dos 106 imóveis do Novo Banco que foram a leilão no passado fim de semana em Lisboa e no Porto – 61 na capital e 45 na Invicta –, mais de 82% foram comercializados, ou seja, cerca de 90 imóveis. Em causa está um volume de vendas de cerca de seis milhões de euros, revelou a Euro Estates, responsável pela organização dos leilões.
Banco Popular Portugal engorda lucros com venda de negócio imobiliário
O Banco Popular Portugal deixou de fazer a gestão direta de ativos imobiliários e do crédito a clientes associados ao setor imobiliário, tendo vendido a sua unidade deste negócio à sociedade Primestar. Com esta operação, concretizada em 2015, o banco de origem espanhola conseguiu melhorar os resultados do ano passado no mercado português, tendo engordado os lucros.
Quase 2.000 imóveis entregues aos bancos até setembro
Nos primeiros nove meses do ano, as famílias e os promotores imobiliários viram-se forçados a entregar aos bancos 1.933 imóveis, por dificuldades em cumprir com o pagamento do empréstimos concedidos. Trata-se de um aumento de 4,5% face ao período homólogo. A maioria destes imóveis vai depois a leilão, mas esta modalidade também está a perder fulgor. Em causa estão dados da APEMIP.
Dialprogresso: “Fintámos a crise com a venda de casas dos bancos”
A Dialprogresso é uma empresa de mediação imobiliária que está no mercado desde 2008. Com a crise, a companhia, que tem sede em Rio Tinto, viu-se forçada a encontrar novos caminhos. A estratégia passa – desde 2011 – pela venda de casas que estão na posse de bancos em todo o distrito do Porto. Só nos primeiros seis meses deste ano a mediadora transacionou 53 imóveis da banca.
Bancos cortam nos juros para venderem as suas casas
A crise obrigou muitas pessoas a terem de entregar a casa ao banco, na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação.
Leilão: 99 casas do Santander Totta vendidas por 5,5 milhões
A EuroEstates vendeu 99 casas em dois leilões realizados este fim de semana: 45 no leilão que decorreu em Lisboa (entre 52 imóveis em oferta) e 54 no que teve lugar no Porto (entre 55 que estavam para venda).
Bancos "resistem muito" a baixar valores das casas, diz CBRE
O número de imóveis na posse da banca cresceu muito nos últimos tempos, embora atualmente tudo indique que esteja a diminuir. Segundo Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE Portugal, há um desfasamento entre as avaliações de quem vende e de quem compra.
banco de portugal atento a regras de avaliação de imóveis da banca
o banco de portugal (bdp) vai apertar as regras sobre a avaliação de imóveis que os bancos têm em balanço e que só nos cinco maiores grupos financeiros ascendem a mais de 5.200 milhões de euros.
casas na posse dos bancos rondam os 5.200 milhões de euros
os cinco maiores bancos portugueses – cgd, bcp, bes, bpi e santander totta – têm em carteira cerca de 5.200 milhões de euros em casas recebidas pelos clientes na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação.
imobiliárias estão a vender 20 casas de bancos por dia
as três principais imobiliárias a actuarem portugal estão a vender, por dia, 20 casas entregues à banca por devedores que não conseguem pagar os créditos. o número equivale a perto de cinco 4.866 imóveis, só este ano.
euro estates vendeu 51 das 89 casas que levou a leilão
a euro estates realizou domingo (dia 26) um leilão de imóveis de casas da banca (do millennium bcp) no porto e em lisboa com ligação a paris (frança) por teleconferência.
muitas das casas que vão a leilão não são vendidas
os leilões de casas dos bancos têm vindo a ser bem sucedidos, mas apesar de haver boas oportunidades de negócios muitos imóveis acabam por não ser vendidos.
era leiloa 47 casas da banca este fim-de-semana
a imobiliária era vai leiloar, este fim-de-semana, 47 imóveis que se encontram na posse dos bancos.
era leiloa casas de bancos com desconto em março
a imobiliária era vai leiloar casas dos bancos com desconto, sendo que o primeiro evento irá realizar-se em braga no dia 2 de março.
radiografia do dia: evolução dos imóveis entregues em dação em pagamento no país
o gráfico em cima dá a conhecer a evolução dos imóveis entregues em dação em pagamento desde dezembro de 2009.
2013 é um bom ano para comprar casa
a procura de casas para arrendar vai continuar a aumentar este ano, ao contrário da compra de imóveis.
casas na posse da banca vendidas em três mil novos balcões
a plataforma informática da associação dos profissionais e das empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip), que estava em preparação e que vai funcionar como um canal aberto para os milhares de imóveis da banca junto das mediadoras imobiliárias nacionais, está concluída.
leilões de casas ganham força – resumo 2012
recorrer a leilões para vender casas está na moda, sendo uma prática cada vez mais comum para bancos, promotores imobiliários, empresas institucionais e até particulares. esta é, de resto, uma tendência que se vem acentuando desde o ano passado, mas que ganhou força este ano.
cgd paga impostos a quem comprar casas que estão na sua posse
a caixa geral de depósitos (cgd) está a oferecer a quem comprar casas detidas por si os impostos relacionados com a transacção.
bes vende casas devolvidas por clientes na rússia, china e brasil
o banco espírito santo (bes) está a apostar nos mercados internacionais para conseguir vender imóveis que tem em carteira provenientes do crédito malparado ou de dação. “estamos a apostar em mercados como o chinês, russo ou brasileiro”, revelou o presidente da entidade.
apemip cria sistema para vender casas da banca através de imobiliárias
a associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip) vai criar um sistema para vender imóveis da banca através de empresas imobiliárias.
número de casas dos bancos à venda quase duplica num ano
no último ano, o número de imóveis dos bancos à venda no mercado quase duplicou, sendo que existem actualmente cerca de 7.900 casas à venda resultantes de dações em pagamento.
bancos fazem concorrência desleal na venda de casas
a associação portuguesa dos utilizadores e consumidores de serviços e produtos financeiros (sefin) considera que as condições preferenciais que os bancos oferecem no crédito para a compra das casas que têm no balanço estão a distorcer a concorrência, penalizando quem quer vender os imóveis.
millennium bcp vende casas “low-cost” até dia 1 de outubro
o millennium bcp lançou este mês uma campanha específica destinada à venda de casas de baixo custo. a iniciativa congrega imóveis “low-cost” que, na sua maioria, resultaram de processos de recuperação de crédito.