Entrevista com Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML

“Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos municipais”

Filipa Roseta está ao leme da vereação da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desde outubro de 2021, ocupando um cargo que já teve nas mãos da sua mãe, Helena Roseta, entre 2007 e 2013. É na emblemática Sala do Arquivo, um espaço repleto de história – é da autoria de Domingos Parente, o arquiteto lisboeta dos Paços do Concelho de 1867 –, que Filipa Roseta fala ao idealista/news sobre os planos que a autarquia tem em vista para aumentar a oferta de casas na capital. “Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos seus, municipais, que não tem de comprar a ninguém”, revela, salientando que “não se percebe como é que há terrenos parados quando as pessoas estão a precisar de habitação”.
habitação acessível

Habitação acessível: Lordelo do Ouro terá 291 novas casas municipais

É em Lordelo do Douro que irá nascer o primeiro projeto de habitação acessível exclusivamente municipal. A Câmara do Porto pretende construir 291 novas casas no terreno que fica junto ao hotel Ipanema Park, onde existem já quatro blocos de habitação social dos anos 70. O investimento deverá rondar os 42,5 milhões
Reabilitação de bairros municipais de Lisboa

Gebalis quer reabilitar 1.600 fogos em Lisboa até final de 2024

A Gebalis, empresa responsável pela gestão de 66 bairros municipais de Lisboa, quer reabilitar 1.600 fogos na capital até final de 2024, ano que coincide com o fim do mandato da atual direção. Em causa está um investimento de cerca de 142 milhões de euros que visa dar resposta ao mercado da habitação em 30 bairros municipais da cidade. 
Oferta de habitação municipal em Lisboa está a aumentar

Apoios à habitação: CML assegura execução do PRR e aguarda mais verbas

O presidente da Câmara de Lisboa assinalou esta segunda-feira (8 de maio de 2023) a atribuição de 1.086 casas municipais desde o início do mandato, em outubro de 2021, realçando a “capacidade de realização” e assegurando a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Desde o início deste mandato, conseguimos ajudar 1.086 famílias com uma nova casa”, afirmou Carlos Moedas (PSD), após a entrega de 20 chaves de habitações municipais, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estratégia local de habitação

Estado já tem contratualizadas 234 estratégias locais de habitação

Para resolver as necessidades que há na área da habitação por todo o país, o Governo tem criado parcerias com as autarquias. E revelou que já tem, hoje, contratualizadas um total de 234 estratégias locais de habitação. Quem o disse foi António Costa numa cerimónia em Faro, onde foi lançada a primeira pedra para a construção de 49 casas no âmbito do programa 1º Direito.