Onde vivem as famílias mais ricas de Portugal

Famílias mais ricas de Portugal vivem onde as casas são mais caras

As famílias mais ricas de Portugal ganham cerca de 21 mil euros brutos por mês. E vivem nos municípios de Lisboa e do Porto, nas suas periferias, e em Loulé, concluiu a mais recente análise do Ministério das Finanças. O que salta à vista é que os oito concelhos que concentram os rendimentos dos mais ricos estão também entre os mais caros para comprar casa em Portugal, com destaque para Lisboa, Cascais e Oeiras.

Quanto custa viver ao lado das melhores escolas do país?

Na hora de escolher uma nova casa para viver, a localização continua a ser um fator chave (a par do preço). E toda a envolvente da zona conta, desde os parques verdes aos transportes, passando pelos serviços e infraestruturas culturais, de mobilidade e de lazer.
Viver no Parque das Nações

Como é morar no Parque das Nações, a minicidade que nasceu da Expo 98?

Há 25 anos, Portugal estava em alvoroço. Passavam poucos dias da inauguração da Expo 98, uma megaexposição cultural que marcou para sempre a evolução da malha urbana de Lisboa para oriente. De uma zona degradada e poluída nasceu a freguesia do Parque das Nações, uma nova ‘minicidade’, que trouxe mais comércio, cultura, transportes e casas à capital. E tem atraído cada vez mais famílias portuguesas e estrangeiras de classe média para viver. A propósito dos 25 anos da Expo'98, o idealista/news foi investigar o que distingue o Parque das Nações enquanto bairro residencial.
Procurar casa

Comprar casa: procura nacional arrefeceu na reta final de 2022

Em Portugal, o mercado residencial manteve-se estável e resiliente durante vários meses, mesmo depois de ter eclodido a guerra da Ucrânia, que fez subir a inflação e os juros no crédito habitação. Foi só no último trimestre de 2022 que os efeitos deste novo cenário económico começaram a ser sentidos, refletindo-se num arrefecimento da procura nacional pelas casas à venda, que se espelhou num menor número de casas vendidas. Por outro lado, os estrangeiros estão cada vez mais interessados em comprar casa em Portugal, aponta relatório anual do idealista/data.
Preços das casas por regiões

Casas para comprar: quais as regiões com os maiores e menores preços?

A inflação está a contaminar todos os mercados, como é o caso do imobiliário. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) provam isso mesmo: as casas ficaram 13,2% mais caras entre primeiro trimestre de 2022 e o período homólogo, sendo este o maior aumento de sempre. Comprar casa no nosso país passou a custar, em média, 190.054 euros entre abril e junho. E quanto custa comprar casa em cada região portuguesa? Explicamos tudo neste artigo.
Preços das casas em Portugal

Preço das casas sobe 13,2% e atinge novo máximo histórico

Mesmo num contexto de alta inflação e de subida de juros nos créditos habitação, as famílias continuam a comprar casa em Portugal, tendo sido registada a transação de 43.607 habitações entre abril e junho de 2022, mais 4,5% face ao mesmo período de 2021. Isto quer dizer que a procura continua em alta para uma oferta de habitação estruturalmente escassa, um desequilíbrio que é responsável, em grande medida, pela subida dos preços das casas. O Instituto Nacional de Estatística (INE) avança esta quinta-feira, dia 22 de setembro, que o preço das casas subiu 13,2% entre o primeiro trimestre de 2022 e o período homólogo, atingindo um “novo máximo histórico”.
Preços das casas para comprar

Casas para comprar: onde é que os preços mais sobem no mundo?

A inflação está em alta e reflete-se em todos os setores, como é o caso do imobiliário. Mas há cidades do mundo onde os preços das casas têm crescido mais e outras menos. Em Istambul, na Turquia, os preços das casas deram o salto de 184,9% entre o segundo trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022, aponta o Knight Frank Global Residential Cities Index, que reúne as 150 maiores cidades do mundo. Já em Lisboa os preços das casas subiram 10,9% entre estes dois momentos. E no Porto, as casas ficaram 12,9% mais caras. Fica a conhecer como variam os preços das casas nas diferentes cidades do globo.
Preços das casas para comprar

Quanto custa comprar casa em Portugal? Este mapa tem a resposta

As casas para comprar em Portugal estão a ficar mais caras, num contexto de alta inflação no país e na Europa. Mas 262 dos 308 municípios portugueses apresentam preços das casas inferiores à mediana nacional, que atingiu os 1.346 euros por metro quadrado (euros/m2), tendo em conta as vendas de habitações realizadas nos 12 meses entre abril de 2021 e março de 2022, apontam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Vêm daí conhecer quanto custa comprar casa no teu concelho.