Certificados de aforro

Certificados de aforro conquistam portugueses

O montante investido em certificados de aforro subiu 3,2% em janeiro, em termos homólogos, para 35.125 milhões de euros, tendo registado o quarto mês consecutivo de subidas e o valor mais alto de sempre, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).
Euribor a descer em 2025

Euribor a 3 meses cai em 2025: como afeta o crédito da casa e poupança

Na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o Governo de Montenegro admite que a Euribor a 3 meses deve reduzir-se de forma “expressiva” para 2,4% no próximo ano. Mas o que é que isto significa na prática? Por um lado, as condições de financiamento deverão melhorar ao longo do tempo, nomeadamente os créditos habitação a taxa variável. Mas, por outro, esta descida do indexante de curto prazo pode mexer com as remunerações dos certificados de aforro.
Regaste de certificados de aforro

Certificados de aforro com novas regras: como resgatar a poupança?

Há novas regras nos certificados de aforro em Portugal, como é o caso da duplicação do limite máximo de subscrição para 100 mil euros. Estas alterações aos produtos de poupança do Estado levadas a cabo pelo Governo de Montenegro entraram em vigor esta segunda-feira, dia 7 de outubro, e já estão a gerar uma nova corrida aos certificados de aforro. Neste artigo preparado pelo idealista/news, explicamos o que são certificados de aforro e como se pode resgatar dinheiro desta poupança no futuro.
Poupanças nos certificados de aforro

Certificados de aforro: estas são as principais alterações do Governo

Há um ano assistiu-se à corrida pelos certificados de aforro, numa altura em que este produto do Estado remunerava muitos mais as poupanças das famílias do que os depósitos bancários. Mas, de lá para cá, a remuneração dos certificados de aforro caiu, levando a uma redução acentuada de subscrições na nova série. Para dar um novo impulso à procura, o Governo da AD aprovou várias mudanças aos certificados de aforro no Conselho de Ministros realizado esta quinta-feira, (dia 26 de setembro), duplicando o montante máximo, bem como o prazo de prescrições do resgate. Neste guia preparado pelo idealista/news, explicamos ponto por ponto o que vai mudar nos produtos de poupança do Estado.
certificados de aforro

Certificados de aforro: guia de perguntas e respostas

Os portugueses estão sempre à procura de boas soluções para investir as suas poupanças. Uma das melhores opções para fazer render o seu “pé de meia” consiste em investir em certificados de aforro.  Trata-se de uma alternativa segura que representa um valor alto de rendimento.
Poupança das famílias em queda

Poupança dos portugueses está a cair para mínimos de 23 anos

As poupanças dos portugueses subiram a pique durante a pandemia da Covid-19. Mas, a partir daí, têm vindo a cair. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que no primeiro trimestre de 2023 a taxa de poupança das famílias foi de apenas 5,9%, um dos valores mais baixos dos últimos 23 anos. Por detrás desta queda está a subida das prestações da casa, da descida do poder de compra e a falta de incentivos à poupança.
Certificados de aforro a crescer

Poupanças em Portugal: certificados de aforro a crescer (mas menos)

Os certificados de aforro aumentaram 2,2 mil milhões de euros em junho, o primeiro mês de comercialização da nova série F. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de julho de 2023) pelo Banco de Portugal, que confirmam que o dinheiro aplicado pelas famílias em produtos de poupança do Estado está a subir há 15 meses seguidos.
Certificados de Aforro com novas regras

Certificados de Aforro: o que são e o que muda nas regras?

O Governo mexeu nas regras dos Certificados de Aforro (CA), tendo suspendido a série E e iniciado a comercialização da série F, que oferece uma taxa de juro base bruta de 2,5% – mais baixa que a da série anterior, que era de 3,5%. Uma medida que está a gerar polémica, visto que além de ter condições piores para os aforradores dá luz verde aos bancos para venderem também CA. E mais: surge numa altura em que os bancos têm alertado para a fuga das poupanças das famílias de depósitos tradicionais para este produto de poupança do Estado. Confuso? Preparámos um guia no qual explicamos todas as novidades dos CA.
Certificados de aforro em Portugal

Certificados de Aforro: nova série começa hoje a ser comercializada

Começa a ser comercializada esta segunda-feira (5 de junho de 2023) uma nova série de Certificados de Aforro (CA), a 'F', que oferece uma taxa de juro base bruta de 2,5%. Tal acontece depois da suspensão da 'série E', que levou a oposição a tecer várias críticas. De acordo com a portaria que regula as condições destes novos CA, os títulos desta 'serie F' terão um prazo máximo de 15 anos, findo o qual 'regressam' à conta bancária a que estão associados. De referir ainda que os bancos vão também poder começar a vender CA.
Depósitos das famílias a cair

Depósitos das famílias dão maior queda desde 1979 com alta inflação

A alta inflação em Portugal tem apertado os orçamentos das famílias nos últimos meses, reduzindo o rendimento disponível e pressionando o poder de compra. Os dados do Banco de Portugal (BdP) espelham bem esta realidade: em janeiro de 2023 foi registada “a maior redução de depósitos de particulares desde o início da série estatística, em 1979”. A verdade é que as famílias também estão a procurar alternativas para rentabilizar mais as suas poupanças, nomeadamente em certificados de aforro, tendo o as subscrições líquidas registado valores recorde em janeiro de 2023.
certificados de aforro

Certificados de aforro: poupança atinge valor mais elevado desde 2006

As entradas de dinheiro em certificados de aforro em dezembro ascenderam a 1.994 milhões de euros, elevando para 19.626 milhões de euros o saldo aplicado neste tipo de poupança, o mais alto desde pelo menos 2006. A subida das Euribor – indexante usado para a determinação da taxa de juro dos certificados de aforro – que se tem vindo a registar nos últimos meses, tem sido acompanhada de um reforço da poupança dos particulares nestes títulos de dívida pública.
Certificados de aforro em alta

Certificados de Aforro em alta: taxa de juro já ultrapassa os 3%

Os Certificados de Aforro voltaram, pela primeira vez em mais de dez anos, a remunerar os aforradores com taxas de juro acima dos 3%. A taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro em janeiro será de 3,016%, sendo necessário recuar até 2009 para encontrar uma remuneração semelhante destes títulos de dívida do Estado desenhados para os pequenos aforradores.
certificados de aforro

Certificados de aforro: valor aplicado em outubro supera total de 2021

Os certificados de aforro (CA) registaram a entrada de 1.487 milhões de euros em novas subscrições durante o mês de outubro, valor que supera as emissões anuais registadas de 2016 a 2021. A procura por certificados de aforro tem-se intensificado nos últimos meses, refletindo a subida da Euribor a três meses e o consequente aumento da taxa de remuneração dos certificados– já que aquele indexante integra a fórmula de cálculo da taxa de juro deste produto de poupança.
Estado obrigado a devolver a herdeiros dinheiro de certificados de aforro

Estado obrigado a devolver a herdeiros dinheiro de certificados de aforro

Dois idosos tinham certificados de aforro e morreram, mas os filhos herdeiros, que não tinham conhecimento dos mesmos, reclamaram a devolução do dinheiro em causa, 850.000 euros. Fizeram-no, no entanto, anos depois dos pais terem falecido, precisamente porque desconheciam a existência dos referidos certificados de aforro. O Estado foi, entretanto, obrigado a devolver o dinheiro aos herdeiros.

Fatura da sorte anda hoje à roda: estão em jogo 185.000 euros

O segundo sorteio extraordinário da Fatura da Sorte realiza-se esta quinta-feira (27 de dezembro) – às 18h50 e é transmitido na RTP1 –, sendo que ao todo estão em jogo 185.000 euros: serão sorteados três prémios no valor de 50.000 euros cada, relativos ao sorteio extraordinário, bem como o habitual prémio semanal de 35.000 euros.