Comentários: 0
Governo lança hoje um novo produto de poupança. Já conheces os CTPC?
GTRES

O Governo lança esta segunda-feira (dia 30 de outubro) um novo produto de poupança a sete anos. São os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC), com uma taxa fixa que começa nos 0,75% e que chega aos 2,25% no último ano. As subscrições já podem ser feitas.

Os CTPC serão emitidos por prazos de sete anos e amortizados na respetiva data de vencimento ou antecipadamente, ao valor nominal, sendo que cada unidade terá um valor de um euro, tendo de ser subscritas no mínimo 1.000 unidades e no máximo um milhão de unidades. Ou seja, os aforradores que optarem por este produto poderão investir entre 1.000 euros e um milhão de euros, escreve a Lusa.

No final do primeiro ano, "poderão ser efetuados resgates, a todo o tempo, acarretando a perda total dos juros decorridos desde o último vencimento de juros até à data de resgate".

No que diz respeito à remuneração bruta, será de 0,75% nos dois primeiros anos, de 1,05% no terceiro, de 1,35% no quarto, de 1,65% no quinto, de 1,95% no sexto e de 2,25% no sétimo e último ano.

De referir que a partir do segundo ano a taxa de juro é acrescida de "um prémio correspondente a 40% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros". O prémio em causa só é atribuído se o crescimento económico foi positivo e está "limitado a um máximo de 1,2% em cada ano, equivalente a 40% de um crescimento médio real do PIB de 3%".

Clica neste link para saberes mais informações sobre os CTPC.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade