Edifício da antiga Cervejaria Lusitana vendido a investidor privado
O edifício que durante vários anos acolheu a antiga Cervejaria Lusitana, situado na Avenida do Forte 9, em Carnaxide (Lisboa), tem um novo proprietário. Com uma área total de 3.500 metros quadrados (m2), distribuídos por três pisos acima do solo, o edifício, que se encontra em estado devoluto e com grande potencial de reconversão, possui também estacionamento subterrâneo com 113 lugares.
Câmara da Guarda compra imóvel para criar Museu do Bombeiro
A Câmara da Guarda quer criar um museu dedicado aos bombeiros voluntários num edifício que vai adquirir no centro histórico da cidade, por 340 mil euros. O futuro espaço museológico vai acolher não só o espólio das três corporações do concelho da Guarda (Egitanienses, Gonçalo e Famalicão da Serra), mas também da Federação Distrital de Bombeiros e de particulares que possam ter “algum material que queiram expor”.
Edifício da Ordem dos Contabilistas Certificados volta a estar à venda
A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) vai voltar a tentar alienar o edifício que detém na Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa, com o objetivo de financiar a melhoria dos serviços prestados aos seus membros. A intenção consta do plano de atividades e orçamento para 2026 e surge depois de várias tentativas falhadas de venda do imóvel.
Governo e bancos unem-se para facilitar crédito habitação e construção
Uma das medidas para apoiar o acesso à habitação apresentadas pelo Governo esta quinta-feira (dia 25 de setembro de 2025) diz respeito à flexibilização do crédito habitação e ao capital para construção. E a banca já se mostrou disponível para continuar a trabalhar com o Executivo na implementação de políticas públicas, como é o caso da garantia pública para jovens.
Direito de preferência sobre imóveis? Autarquias usam-no pouco
As câmaras municipais têm um instrumento à sua disposição que lhes permite comprar imóveis que vão parar ao mercado: o direito de preferência. Mas as autarquias portuguesas fazem pouco uso deste instrumento que ajuda a aumentar a oferta de habitação pública.
Gestora Room00 vai comprar e reabilitar hotéis em Portugal (e não só)
A gestora de investimentos alternativos King Street Capital Management acaba de anunciar um investimento estratégico de até 400 milhões de euros no grupo Room00, uma plataforma que gere unidades hoteleiras no Sul da Europa.
Montepio Gestão de Ativos compra 5 supermercados Pingo Doce
O Montepio Gestão de Ativos continua a expandir a sua carteira de imóveis sob gestão. Recentemente anunciou a compra cinco supermercados Pingo Doce localizados no Norte, Centro e na Grande Lisboa.
Andorra poderá limitar compra de imóveis a não residentes, confirma CE
A Comissão Europeia (CE) confirmou numa carta enviada ao Governo de Andorra, que este poderá limitar a aquisição de imóveis por não residentes - como fez Malta -, com foco nas segundas habitações.
Arrow volta a investir no Algarve com a compra do Monte Rei Golf
O Grupo Arrow já detém vários empreendimentos turísticos e campos de golfe em Portugal. E agora decidiu avançar com a compra de mais um: o Monte Rei Golf & Country Club, situado no Algarve. O valor do negócio não foi revelado.
Caloura Hotel Resort nos Açores passa para as mãos do Grupo Bensaude
Há um hotel de quatro estrelas que acaba de mudar de dono nos Açores. Trata-se do Caloura Hotel Resort, situado na ilha de São Miguel, que foi comprado pelo Grupo Bensaude por um valor não divulgado.
Complexo de bungalows no Alentejo tem novo dono: a espanhola Meridia
A Reserva Alecrim é um complexo turístico de luxo no Alentejo. E agora mudou de mãos: a espanhola Meridia avançou com a compra deste resort de 14 hectares, que conta com 58 bungalows. Esta é mesmo a segunda aquisição da empresa espanhola em Portugal, que não revelou o valor do negócio.
Imóveis comerciais ganham fôlego: CORUM investe 335 milhões na Europa
O investimento em imóveis comerciais na Europa caiu durante 2023 perante o contexto económico instável, alta inflação e elevados juros. Mas este ciclo imobiliário também se revelou uma oportunidade para realizar compras de ativos com desconto. Foi neste contexto que a CORUM Investments decidiu avançar com a compra de sete imóveis comerciais (como escritórios, lojas e ativos industriais) em vários países europeus, desembolsando um total 335 milhões de euros até junho.
Fábrica no Porto vai dar lugar a resort com recorde de crowdfunding
Já foi fechada aquela que é considerada a maior operação de crowdfunding imobiliário de sempre em Portugal. A Urbanitae reuniu um total de 1.283 investidos que vão financiar com 5 milhões de euros a transformação de uma antiga fábrica no Porto num resort de 96 apartamentos turísticos.
Ordem dos Advogados terá novo edifício em Lisboa
A bastonária da Ordem dos Advogados (OA) – e o seu Conselho Geral (CG) – anunciaram a compra de um edifício na Avenida Gago Coutinho, em Lisboa, para acomodar alguns serviços da OA. Segundo o Plano de Atividades e Orçamento do Conselho Geral para 2024, “há uma necessidade há muito identificada de instalações complementares às já existentes [situadas no Largo de São Domingos] para acomodar o bom funcionamento dos órgãos nacionais da Ordem dos Advogados”.
Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa
A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto porque Steve Schwarzman, CEO da Blackstone, revelou que a empresa está de olhos postos numa série de oportunidades de compra de imóveis na Europa. Mas só vai avançar com as compras à medida que os bancos centrais se tornarem menos agressivos com os aumentos das taxas de juro de referência.
CA Património Crescente paga 12 milhões por ativo logístico em Espanha
Foi na região espanhola de Múrcia que o CA Património Crescente fez o último investimento. Em concreto, o maior fundo imobiliário nacional comprou agora um imóvel de logística à Moyca, uma das maiores empresas europeias de uvas sem grainha.
Equatoriano comprou 14 casas em Portugal com dinheiro corrupto
O ex-gestor da petrolífera estatal Petroecuador, Nilsen Arias, está a ser acusado de corrupção e branqueamento de capitais nos EUA e a ser investigado no Equador.
Mapfre compra edifício em Lisboa para centralizar empresas do grupo
A Mapfre adquiriu um edifício numa das principais zonas de Lisboa, onde irá centralizar as empresas do grupo em Portugal. O contrato de aquisição do imóvel na capital portuguesa foi recentemente assinado, num negócio intermediado pelas consultoras imobiliárias JLL e Cushman & Wakefield
Hotéis em Vilamoura a ferver: empresa da Arrow quer comprar 2 unidades
A Capital Elements, empresa que faz parte do grupo britânico Arrow, quer comprar dois hotéis em Vilamoura, no Algarve, mediante a aquisição da empresa gestora das unidades Grande Buganvilia. A sua intenção de compra já foi comunicada à Autoridade da Concorrência (AdC) por um valor não revelado.
Espanhola Ktesios cotada na bolsa de Lisboa compra 52 casas em Toledo
A socimi espanhola Ktesios Real Estate, que deu o salto ao Euronext Lisbon em 2021 com o objetivo de investir em arrendamento acessível no nosso país, continua a seguir a sua estratégia de investimento em Espanha. Só em fevereiro de 2022, a empresa comprou 81 imóveis em Toledo por 1,7 milhões de euros, dos quais 52 ativos são habitações.
Sabugal quer comprar edifício, mas TC diz que imóvel já lhe pertence
Desde 2017 que a Câmara Municipal do Sabugal está a tentar comprar um edifício onde funcionou uma fábrica têxtil, para transformá-lo num centro de exposições. Mas o negócio continua em stand by, e o motivo tem tanto de surpresa, como de insólito: o Tribunal de Contas (TdC) diz que a autarquia não pode comprar o imóvel porque este, supostamente, já lhe pertence.
Grupo PG investe 24 milhões na compra e reabilitação de hotel em Alvor
A PG Hotels & Resorts investiu 24 milhões de euros na compra e reabilitação de um hotel em Alvor, distrito de Faro, que deverá entrar em funcionamento em julho de 2024, indicou à Lusa o presidente executivo do grupo.
IHRU vai comprar casas a privados: consulta termina a 11 de janeiro
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou uma consulta ao mercado para a compra de prédios e frações habitacionais localizados em diversos concelhos do país. O prazo para a apresentação de propostas termina no próximo dia 11 de janeiro de 2022.
Compra de imóveis gerou 89% dos 6.609 milhões de euros dos vistos gold
Mais de 6.609 milhões de euros foram captados através dos vistos gold em 10 anos do programa, com a compra de imóveis a representar 89% do montante, segundo contas feitas pela Lusa com base em dados do SEF.
Fundo da Fidelidade compra hotel no Porto por 28 milhões de euros
Os fundos imobiliários continuam a apostar em novos ativos para rentabilizar os seus portefólios. E a hotelaria, que está a ganhar uma nova vida este verão, voltou a estar entre o leque de opções dos investidores. Prova disso foi um dos mais recentes investimentos da Fidelidade Sociedade Gestora (FSG): comprou um hotel no Porto por quase 30 milhões de euros.