Comentários: 0

Um grupo de arquitetos portugueses acaba de juntar-se para lutar por melhores condições profissionais da classe, lançando uma petição online com a frase "Fora da Ordem". O objetivo é chamar a atenção dos colegas para que sejam debatidos temas que, segundo eles, não têm sido o foco da Ordem dos Arquitetos, organização responsável pelo controlo e manutenção dos direitos e deveres dos arquitetos em Portugal.

Apresentamos-te aqui as preocupações transcritas nesta petição assinada por estes arquitetos: Alexandra Paio; Ana Cunha Luz; Ana Jara; Ana Silva Fernandes; Bárbara Delgado; Bernardo Amaral; Diogo Silva; Joana Braga; Joana Pestana Lages; José Veloso; Lara Seixo Rodrigues; Patrícia Santos Pedrosa; Pedro Bragança; Pedro Campos Costa; Pedro Levi Bismarck; Ricardo Carneiro; Ricardo Garcia Pereira; Rita Carvalho; Rita Janeiro; Rogério Gonçalves e Tiago Mota Saraiva.

"Fim dos estágios profissionais como forma de exploração do trabalho de recém-licenciados/as. À Ordem dos Arquitetos compete assegurar que todos/as os/as arquitetos/as possam iniciar o seu percurso profissional em situação profissional condigna e remunerada;
Criação de mecanismos de proteção e participação de arquitetos/as desempregados/as ou em dificuldades financeiras a partir da Ordem dos Arquitetos;
Participação da Ordem dos Arquitetos no desenho de vários caminhos para a prática profissional – que não apenas o do/a arquiteto/a como profissional liberal – construindo diversas maneiras de pertencer e trabalhar com a Ordem, garantindo o pleno direito à participação, construindo uma associação profissional mais representativa, útil e democrática.
Garantir o papel da Ordem dos Arquitetos enquanto organização profissional activa nos temas estruturais que afectam o país e as pessoas e na reivindicação de políticas públicas, transparentes e orientadas para o bem comum".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade