
Inflação pressiona Angola: banco central sobe juros para 19%
O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou na sexta-feira, dia 15 de março, o aumento das suas principais taxas de juro, decisão justificada pela “persistência de pressões inflacionistas na economia" e que visa contribuir para o controlo da liquidez em circulação.
As medidas foram anunciad
Construtora portuguesa Centro Cerro ganha obra de 34 milhões em Luanda
A construtora Centro Cerro, com origem portuguesa e atividade em Angola, foi escolhida pelo Governo angolano para a construção de uma obra de abastecimento de água nos arredores de Luanda, no valor de mais de 34 milhões de euros.
Trabalhadores da construtora Soares da Costa protestam no Porto em várias línguas
Cerca de 100 trabalhadores da Soares da Costa (SdC) realizaram esta sexta-feira (dia 15) na principal avenida do Porto uma manifestação a reivindicar salários em atraso desde março com cartazes em línguas estrangeiras para os turistas entenderem o protesto.

Dois centros comerciais nasceram em Angola com a assinatura da Broadway Malyan
A multinacional de arquitetura Broadway Malyan (BM), que opera em Portugal há mais de 20 anos, é responsável pelo design dos dois novos centros comerciais Xyami em Angola. Em causa está o Shopping Nova Vida, em Luanda, e o Shopping Lubango, na província de Huíla, que abriram portas, em dezembro de 2015 e abril deste ano, respetivamente.

Mota-Engil com contratos de 380 milhões no Malawi, Moçambique, Angola e Brasil
A construtora portuguesa Mota-Engil assinou três contratos em África e um na América Latina num valor total de 380 milhões de euros. Em causa estão obras no Malawi, Moçambique, Angola e Brasil.

Angola investe quase mil milhões de euros na reabilitação de estradas
Angola vai gastar quase 1.000 milhões de euros na reabilitação de centenas de quilómetros de 17 estradas nacionais e de vias secundárias e terciárias, no âmbito do Programa de Construção e Reabilitação da Rede Viária nacional. O Governo celebrou ainda dois contratos do setor da construção no valor de 8,7 milhões.
Isabel dos Santos ganha obra de 567 milhões em Luanda
A empresária angolana Isabel dos Santos, através da Urbeinveste Projetos Imobiliários, e uma empresa holandesa, a Van Oord Dredging and Marine Contrators, ganharam, em consórcio, um contrato no valor de 615,2 milhões de dólares (567 milhões de euros) para fazer as dragagens, reclamação de terra e proteção da costa da marginal da Corimba, a sul de Luanda, capital angolana.

Está a nascer uma “Wall Street” em Luanda
O distrito financeiro do projeto Baía de Luanda, também conhecido por “Wall Street de Luanda”, vai receber este ano o seu primeiro edifício, depois de finalizada a construção de infraestruturas básicas.
Prebuild em quebra: a culpa é do BES, da crise em Angola e de desavenças na Colômbia
Ainda há pouco tempo, as notícias que chegavam da Prebuild eram de investimento, crescimento e a ambição de ser uma das maiores construtoras nacionais. Hoje em dia, o grupo de João Gama Leão enfrenta exatamente o cenário oposto. Endividado e com vários acidentes de percurso, tem agora várias empresas participadas em processos de insolvência e vive um forte processo de reestruturação.

Construção: todos os meses regressam 500 portugueses de Angola
O presidente do Sindicato da Construção de Portugal revelou que estão a regressar por mês de Angola para Portugal 500 trabalhadores emigrantes do setor, antecipando um agravamento da situação dados os salários em atraso em “mais de 200” empresas portuguesas que ali operam.

Construção: Teixeira Duarte não reduziu trabalhadores em Angola
A descida do preço do petróleo afetou bastante a economia angolana. Uma crise que tem repercussões para as empresas portuguesas, nomeadamente as do setor da construção. O Sindicato da Construção de Portugal disse que já regressaram ao país 3.000 trabalhadores desde janeiro, mas a Teixeira Duarte respondeu e revelou que, no seu caso, a diminuição foi residual.




A beleza e decadência dos cinemas "esquecidos" em Angola (fotos)
Foram, em tempos, edifícios preciosos. Muitos ao estilo “art deco”, nos quais se reunia e elite de origem europeia. Mais tarde, com os processos de independência, transformaram-se em pontos de encontro para discutir a liberdade. Agora estão abandonados e em decadência. Falamos de teatros que foram construídos em alguns países africanos no início do século XX.

Construção: Mota-Engil ganha obra de 75 milhões em Luanda
A Mota-Engil foi escolhida pelo Governo angolano para construir a primeira fase do Plano de Revitalização dos Eixos Viários (PREV) de Luanda. Em causa está uma empreitada avaliada em quase 75 milhões de euros.

Construção: crise em Angola deixa em alerta companhias portuguesas
As construtoras portuguesas encontram-se em alerta vermelho por causa da situação em Angola, país que teve de apertar o cinto por causa da queda do preço do petróleo. Segundo o presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), Ricardo Pedrosa Gomes, os efeitos da crise em Angola serão “relevantes na atividade futura”, inviabilizando “a reposição da atual carteiras de obras”.

Somague com contratos de 378 milhões em Angola
Foram adjudicadas à Somague obras num valor global de 378 milhões de euros em Angola, tendo a construtora portuguesa mais que triplicado a carteira de encomendas no país, que era de 172 milhões de euros.

Construtoras apostam cada vez mais na internacionalização
Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), não tem dúvidas: as construtoras nacionais apostam cada vez mais nos mercados estrangeiros.

Entrada da Mota-Engil África numa bolsa da UE é positiva para a operação em Angola
O presidente do conselho de administração da Mota-Engil, Paulo Dias Pinheiro, referiu que a perspetiva de dispersão em bolsa do capital da Mota-Engil África é vista com “grande expetativa” pela subsidiária da construtora portuguesa em Angola.
empresário angolano compra maioria da soares da costa construção
o empresário angolano antónio mosquito vai entrar na soares da costa construção através de um aumento de capital de 70 milhões de euros, que lhe assegura uma participação maioritária de 66,7% no capital da empresa.
grupo galilei constrói fábrica de cimento em angola
o grupo galilei vai construir uma fábrica de cimento em angola, na província de benguela, e terá como parceiro a alemã heidelberg, um dos gigantes mundiais do negócio do cimento.
mercados internacionais já valem mais de metade da facturação da mota-engil
a actividade da mota-engil nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre deste ano já valeu 64% da facturação total do grupo.
empreendimento de 217 milhões marca entrada de pestana em angola
abre no primeiro semestre de 2017 e será o primeiro empreendimento do grupo português em angola. o pestana luanda bay é o novo investimento da marca de dionísio pestana, numa parceria que inclui a angolana gbe e a brasileira alphaville.
mota engil com mais receitas em áfrica que em portugal
os analistas do espírito santo ib mantiveram o preço-alvo da mota engil em 2,5 euros por acção, à espera que os resultados do primeiro trimestre de 2013 da empresa sigam a tendência dos períodos anteriores, com o crescimento do negócio em áfrica e na américa a compensar as perdas em portugal e no ce
teixeira duarte reforça presença em angola
o grupo teixeira duarte prepara-se para reforçar a presença em angola, com a expansão das marcas de retalho que detém no país.

construção: tektónica arranca amanhã
a 15ª edição da tektónica – feira internacional de construção e obras públicas, vai estar patente na fil, em lisboa, de 7 a 11 de maio.

empresa tomás de oliveira constrói mil casas em angola por 97,5 milhões
a construtora portuguesa tomás de oliveira (to) fechou um contrato de 125 milhões de dólares (97,5 milhões de euros) para construir mil moradias em angola, na província da lunda sul.