
Portugal é 8º país da UE com preços mais caros de alojamento turístico
Portugal subiu de 10º para 8º lugar entre os países da União Europeia (UE) com preços das dormidas mais elevados, em 2024, mas em fevereiro deste ano inverteu a trajetória, de acordo com um estudo da CoStar.

Lisboa aumenta taxa turística para quatro euros a partir de setembro
A Câmara de Lisboa aprovou a proposta de aumento do valor da taxa turística de dormida, de dois para quatro euros por noite, após consulta pública, pretendendo a entrada em vigor a partir de 1 de setembro.

AL: dormidas em Portugal caem 4% no verão de 2022 face à pré-pandemia
No terceiro trimestre de 2022, as plataformas online de arrendamento a curto prazo/Alojamento Local (AL), como por exemplo o Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor, registaram 250,9 milhões de noites reservadas em toda a União Europeia (UE). Trata-se de um número 9% superior quando comparado com o mesmo período de 2019, ou seja, antes do aparecimento da pandemia da Covid-19. Portugal é um dos 12 Estados-membros onde ainda não se atingiram os níveis de 2019, tendo-se registado uma queda de 4% nas dormidas, segundo dados recentes do Eurostat.

Câmara de Lisboa admite usar taxa turística para investir na habitação
A Câmara Municipal de Lisboa admite alterar o modelo da taxa turística, em que prevê arrecadar este ano uma receita de 32 milhões de euros, para reforçar o investimento na área da habitação, afirmou esta quinta-feira (24 de novembro de 2022) o vice-presidente da autarquia.

Turismo ganha “terreno” no Centro, Alentejo e Norte de Portugal à boleia da pandemia
O setor turístico é um dos mais afetados pela crise pandémica da Covid-19, havendo milhares de camas de hotéis e de outros alojamentos/unidades turísticas vazias um pouco por todo o território nacional. Mas há algumas regiões que ganharam “terreno” e que podem ter motivos para sorrir no final da crise. Falamos do Centro, do Alentejo e do Norte do país, que este ano ganharam peso sobre o total de dormidas.

Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia
O setor do alojamento turístico registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas em agosto de 2020, menos 43,2% e menos 47,1%, respetivamente, que no período homólogo. Uma tendência que se deve à pandemia da Covid-19, tendo Portugal recebido muito menos turistas – e registado muito menos dormidas de não residentes – que no mesmo mês do ano passado.

Turismo recupera em agosto mas dormidas ainda caem 47% - sobretudo de estrangeiros
Em agosto de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas, menos 43,2% e menos 47,2%, respetivamente, que no mesmo mês do ano passado. Trata-se, apesar de pandemia da Covid-19, de uma diminuição homóloga inferior à verificada em julho: -64% e -68,1%, respetivamente. Em causa estão dados (estimativas) divulgados esta quinta-feira (1 de outubro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dormidas de turistas estrangeiros caem em flecha em junho à boleia da pandemia
O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, tendo o setor do alojamento turístico registado em junho 493,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, menos 82% e menos 85,2%, respetivamente, que no período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). As dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por parte de cidadãos estrangeiros também caíram e flecha.

Turismo parado: dormidas de estrangeiros de 16 países recuam mais de 90% em abril
O turismo foi, seguramente, um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam isso mesmo: em abril, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 68,0 mil hóspedes e 193,8 mil dormidas, menos 97,1% e menos 96,7%, respetivamente, que em março, mês em que já se tinha verificado uma quebra mensal de 62,3% e 58,7%, pela mesma ordem.

Portugal no olho do furacão: número de hóspedes e de dormidas disparam num ano
Portugal continua a ser um destino que está na moda, quer para os turistas quer para quem investe no setor imobiliário. No primeiro semestre de 2019, o país recebeu mais de 12 milhões de hóspedes, mais 7,6% que no período homólogo.

A taxa municipal turística à lupa: já rendeu 30 milhões às câmaras
A taxa municipal turística rendeu às autarquias que a introduziram 29,3 milhões de euros no ano passado, mais 56% que em 2017, quando foram cobrados “apenas” 18,8 milhões.

Dormidas em Portugal: de onde são os turistas estrangeiros?
Em dezembro, os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram 1,2 milhões de hóspedes e 2,8 milhões de dormidas, mais 3,3% e 2,5% que no mês anterior. Um aumento que se deve ao número de dormidas dos não residentes.

Sintra vai aplicar taxa turística de dois euros a partir do próximo ano
A Câmara Municipal de Sintra também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir do próximo ano. A taxa terá o valor de dois euros e as receitas servirão para a reabilitação do centro histórico da vila, segundo o autarca Basílio Horta.

Registados 80 novos projetos para hotéis em 2017
O turismo está em alta, tanto que o alojamento português continua a dar resposta à procura, que não para. Só no ano passado entraram em processo de licenciamento 80 novos projetos de hotéis em Portugal Continental, um crescimento de 60% face a 2016, segundo apurou a Confidencial Imobiliário (Ci).

Turismo rende mais de 15.000 milhões de euros a Portugal
Com mais de 21 milhões de turistas, Portugal voltou a somar pontos no panorama internacional. A somar pontos e a bater recordes. Segundo a Worx, o país encerrou 2017 com mais de 15.000 milhões de euros de receitas turísticas, o que representa um aumento de 23,6% face a 2016 e um gasto diário de 41 milhões.
Melhor ano de sempre? Portugal recebeu perto de 21 milhões de turistas em 2017
Depois da previsão, a confirmação. Portugal voltou a bater recordes: em 2017, a atividade turística ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 20 milhões de hóspedes. Quer isto dizer que o país recebeu mais turistas, registou mais dormidas, tanto de nacionais como de estrangeiros, e viu os proveitos aumentar, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa turística rendeu 3,9 milhões de euros à Câmara de Lisboa até maio
A Taxa Municipal Turística (TMT) de Lisboa, aplicada sobre as dormidas, rendeu 3,88 milhões de euros à Câmara Municipal entre janeiro e maio. Segundo a autarquia, os sete milhões estimados até final do ano devem ser “claramente ultrapassados”.

Radiografia do dia: De que nacionalidade são os turistas que dormem em Portugal?
A hotelaria reforçou em outubro os resultados positivos dos últimos meses, com as dormidas a aumentarem 13,9% e os proveitos totais 15,2% em termos homólogos. Segundo o INE, o setor beneficiou de eventos internacionais realizados no país e das condições meteorológicas favoráveis. Neste gráfico, podes ficar a saber qual a nacionalidade dos turistas que pernoitaram em Portugal.

Radiografia do dia: Hotéis nacionais em Portugal e no mundo
Sabes quantos hotéis de marca portuguesa existem em território nacional e além-fronteiras? Como podes ver na imagem, o grupo Pestana Hotels & Resorts é o que tem mais unidades: 87 (27 no estrangeiro e 60 em Portugal). Seguem-se, por esta ordem, a cadeia Vila Galé e Tivoli Hotels & Resorts.

Radiografia do dia: Dormidas na hotelaria em Portugal em 2013
Em 2013, segundo dados provisórios da Organização Mundial de Turismo (OMT), as chegadas de turistas internacionais nos cinco continentes totalizaram 1.086,8 milhões, mais 5% que no ano anterior. No caso de Portugal, o número de hóspedes na hotelaria fixou-se em 13,3 milhões e as dormidas em 39,2 milhões, superando
os de 2012 em 5,3% e 5,8%, respetivamente.

Radiografia do dia: Evolução das dormidas em Portugal num ano
Em abril, os estabelecimentos hoteleiros registaram 3.851,1 milhões de dormidas, mais 25,4% que no período homólogo. Trata-se de um valor bem diferente face ao registado em março (-0,8% que no mesmo mês do ano anterior).

Radiografia do dia: Evolução das dormidas em Portugal nos últimos quatro anos
Este gráfico indica a evolução das dormidas em Portugal nos últimos quatro anos (desde 2010). Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro, a hotelaria registou 1,7 milhões de dormidas, valor que corresponde a um crescimento homólogo de 10,1%1 (+8,6% em dezembro de 2013).

Radiografia do dia: Evolução das dormidas em Portugal desde 2010
Este gráfico indica a evolução das dormidas em Portugal nos últimos anos (desde janeiro de 2010). Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a hotelaria registou 2,1 milhões de dormidas em novembro de 2013, mais 5,9% que no mesmo mês de 2012 e mais 6,3% que em outubro do mesmo ano.

radiografia do dia: taxa de variação homóloga de dormidas em portugal
em julho, os hotéis portugueses registaram 5,3 milhões de dormidas, um valor que corresponde a uma variação homóloga de +3,8%.

autarquias não querem taxa turística em ano de eleições
a orientação da associação nacional de municípios (anmp) para que fosse aplicada nos concelhos uma taxa turística não convenceu os autarcas que, em ano de eleições locais, se recusaram a aplicá-la.