Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dormidas em Portugal

Últimas notícias sobre "Dormidas em Portugal" publicadas em idealista.pt/news

Turismo ganha “terreno” no Centro, Alentejo e Norte de Portugal à boleia da pandemia

O setor turístico é um dos mais afetados pela crise pandémica da Covid-19, havendo milhares de camas de hotéis e de outros alojamentos/unidades turísticas vazias um pouco por todo o território nacional. Mas há algumas regiões que ganharam “terreno” e que podem ter motivos para sorrir no final da crise. Falamos do Centro, do Alentejo e do Norte do país, que este ano ganharam peso sobre o total de dormidas.

Notícia sobre:

Travão a fundo nas dormidas de estrangeiros em Portugal – a culpa é da pandemia

O setor do alojamento turístico registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas em agosto de 2020, menos 43,2% e menos 47,1%, respetivamente, que no período homólogo. Uma tendência que se deve à pandemia da Covid-19, tendo Portugal recebido muito menos turistas – e registado muito menos dormidas de não residentes – que no mesmo mês do ano passado. 

Notícia sobre:

Turismo recupera em agosto mas dormidas ainda caem 47% - sobretudo de estrangeiros

Em agosto de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas, menos 43,2% e menos 47,2%, respetivamente, que no mesmo mês do ano passado. Trata-se, apesar de pandemia da Covid-19, de uma diminuição homóloga inferior à verificada em julho: -64% e -68,1%, respetivamente. Em causa estão dados (estimativas) divulgados esta quinta-feira (1 de outubro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Dormidas de turistas estrangeiros caem em flecha em junho à boleia da pandemia

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, tendo o setor do alojamento turístico registado em junho 493,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, menos 82% e menos 85,2%, respetivamente, que no período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). As dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por parte de cidadãos estrangeiros também caíram e flecha.

Notícia sobre:

Turismo parado: dormidas de estrangeiros de 16 países recuam mais de 90% em abril

O turismo foi, seguramente, um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam isso mesmo: em abril, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 68,0 mil hóspedes e 193,8 mil dormidas, menos 97,1% e menos 96,7%, respetivamente, que em março, mês em que já se tinha verificado uma quebra mensal de 62,3% e 58,7%, pela mesma ordem.

Notícia sobre:

Portugal no olho do furacão: número de hóspedes e de dormidas disparam num ano

Portugal continua a ser um destino que está na moda, quer para os turistas quer para quem investe no setor imobiliário. No primeiro semestre de 2019, o país recebeu mais de 12 milhões de hóspedes, mais 7,6% que no período homólogo. 

Notícia sobre:

A taxa municipal turística à lupa: já rendeu 30 milhões às câmaras

A taxa municipal turística rendeu às autarquias que a introduziram 29,3 milhões de euros no ano passado, mais 56% que em 2017, quando foram cobrados “apenas” 18,8 milhões. 

Notícia sobre:

Dormidas em Portugal: de onde são os turistas estrangeiros?

Em dezembro, os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram 1,2 milhões de hóspedes e 2,8 milhões de dormidas, mais 3,3% e 2,5% que no mês anterior. Um aumento que se deve ao número de dormidas dos não residentes.

Notícia sobre:

Sintra vai aplicar taxa turística de dois euros a partir do próximo ano

A Câmara Municipal de Sintra também vai passar a cobrar uma taxa turística a partir do próximo ano. A taxa terá o valor de dois euros e as receitas servirão para a reabilitação do centro histórico da vila, segundo o autarca Basílio Horta.

Notícia sobre:

Registados 80 novos projetos para hotéis em 2017

O turismo está em alta, tanto que o alojamento português continua a dar resposta à procura, que não para. Só no ano passado entraram em processo de licenciamento 80 novos projetos de hotéis em Portugal Continental, um crescimento de 60% face a 2016, segundo apurou a Confidencial Imobiliário (Ci).

Notícia sobre: