Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras públicas: concursos promovidos sobem 31% face a 2015

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Em abril, o volume de concursos de obras públicas promovido – objeto de anúncio de abertura em Diário da República (DR) – foi de 133 milhões de euros. Nos primeiros quatro meses do ano, o total de empreitadas de obras públicas promovidas é de 517 milhões de euros, mais 31% que no mesmo período do ano passado.

Segundo dados que constam no Barómetro das Obras Públicas de maio da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até abril, os contratos de obras públicas celebrados “situaram-se em apenas 160 milhões de euros, valor que corresponde a menos de um terço dos 517 milhões anunciados no mesmo período” e que traduz uma quebra homóloga de 30%.

No que diz respeito aos contratos celebrados através de ajustes diretos, situaram-se entre janeiro e abril em 117 milhões de euros, mais 2% que nos primeiros quatro meses do ano de 2015.

Ao todo, os contratos celebrados e reportados até final de abril totalizam 293 milhões de euros, menos 21% que o apurado no ano anterior, conclui a AICCOPN, salientando que há 16 meses seguidos que se registam variações mensais negativas na contratualização de empreitadas de obra pública.