
Alto preço trava cada vez mais compra de casa por famílias, avisa FMI
Ao analisar o estado da habitação em Portugal, o Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu que as famílias portuguesas sentem cada vez mais dificuldade em comprar casa, muito por culpa da falta de oferta e dos preços das casas, que não param de subir.

FMI defende subida de impostos para tirar pressão dos preços das casas
O mercado imobiliário em Portugal está “sobrevalorizado”, dada a subida a pique dos preços das casas nos últimos anos. Quem o diz é o Fundo Monetário Internacional (FMI) que fez uma série de recomendações para diminuir os desequilíbrios no mercado e melhorar a “acessibilidade dos preços”.

Subir IMI e limitar crédito habitação: FMI quer por Portugal a crescer
O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma análise detalhada à economia portuguesa e publicou um guia para que o Governo português consiga consolidar as contas públicas sem comprometer o crescimento económico. No que diz respeito ao mercado imobiliário, o FMI recomenda a subida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sublinha a importância de acautelar a subida dos preços das casas e ainda introduzir novas exigências de forma a limitar (ainda mais) os créditos habitação.

FMI diz que economia portuguesa vai crescer mais lentamente em 2019
O crescimento da economia portuguesa vai ser mais lento e desequilibrado. É esta a convicção do Fundo Monetário Internacional (FMI) que, no World Economic Outlook, entretanto divulgado, mantém a previsão de abrandamento para economia no próximo ano.

... País precisa de “esforço concertado” e imediato para reduzir malparado
Os responsáveis do Fundo Monetário Internacional (FMI) estão satisfeitos com a "a melhoria da resiliência do setor bancário” português, mas não se inibem de deixar avisos. Ainda que a evolução seja positiva, é preciso um "esforço concertado" na redução do crédito malparado em Portugal.

Portugal tem os custos laborais mais baixos entre os países que foram alvo de ajustamento
A economia portuguesa tem os custos laborais mais baixos no conjunto dos países que foram submetidos a programas de ajustamento na sequência da crise financeira e da dívida, conclui o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Portugal pagou 1.000 milhões de euros antecipadamente ao FMI
O Estado português pagou esta quarta-feira, antecipadamente, 1.000 milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e reembolsará mais 2.000 milhões até final do ano. "Estão liquidados 66% do empréstimo do FMI, de 26.300 milhões de euros", anunciou, em comunicado, o ministério das Finanças.

fmi: portugal precisa de 73,9 mil milhões em dois anos
de acordo com o fundo monetário internacional (fmi), portugal vai precisar de 73,9 mil milhões de euros em dois anos para ficar estável financeiramente e ultrapassar a crise sem esforço, o equivalente, segundo o diário económico (de), a ganhar o jackpot do euromilhões todos os dias - cerca de 100 mi
bce, fmi e comissão europeia reunidos hoje no ministério das finanças
a equipa técnica do banco central europeu (bce), do fundo monetário internacional (fmi) e da comissão europeia (ce) começa hoje a trabalhar em portugal.

resgate financeiro dá lucro de 520 milhões ao fmi
a operação de resgate financeiro a portugal dará um lucro aproximado de 520 milhões de euros ao fundo monetário internacional (fmi) e de 1.060 milhões aos países europeus, revela o diário de notícias.

fmi: portugal tem de conquistar a confiança dos mercados
numa entrevista dada aos jornais washington post, la repubblica e el país, o director do fmi, dominique strauss-kahn, recomendou ao governo português que mostre aos credores estar a tomar as medidas adequadas para conquistar a confiança dos mercados, sublinhando que "a situação está nas mãos do

dívida portuguesa volta amanhã ao mercado com juros mais caros de sempre
portugal começa amanhã a pagar a factura do chumbo do pec iv e da demissão do governo. pela primeira vez desde que josé sócrates anunciou a sua decisão o país volta ao mercado, sem compradores garantidos.
ministro alemão diz que portugal deverá pedir ajuda externa em junho
de acordo com o jornal alemão "handelsblatt", portugal vai pedir ajuda ao fundo europeu de estabilização financeira (feef) em junho.
governo reafirma que portugal não precisa de resgate
uma porta-voz do gabinete de josé sócrates garantiu hoje que o país não vai recorrer a ajuda externa, reagindo assim às informações avançadas ontem pela reuters, de que a união europeia deveria resgatar portugal até abril.
portugal em alerta: dívida supera nível recorde de 7,4%
“a sombra do resgate financeiro volta a pairar sobre portugal”, afirma o jornal espanhol expansión na sua edição de hoje.
fmi alerta para possível agravamento da crise nos periféricos
a instituição liderada por dominique strauss-sahn voltou hoje a reforçar a ideia de que é urgente que os responsáveis da zona euro avancem com uma resposta "rápida e abrangente" para a crise financeira e para os problemas da dívida soberana.
dívida nacional de longo prazo vai hoje a leilão
portugal realiza hoje um leilão de dívida de longo prazo que a zona euro seguirá com atenção, sendo a primeira colocação nacional de obrigações do tesouro a cinco e dez anos desde que a irlanda recebeu ajuda internacional.
pedido de ajuda ao fmi já está a ser preparado
josé sócrates voltou hoje a afirmar, numa declaração ao país, que a entrada do fundo monetário internacional (fmi) em portugal não passa de um rumor.
portugal quer vender 20 mil milhões de dívida no próximo ano
portugal planeia emissões brutas entre 18 e 20 mil milhões de euros de obrigações do tesouro (OT) no próximo ano, segundo o programa de financiamento da república divulgado ontem pelo igcp. o valor é inferior aos 22 mil milhões de euros que portugal foi buscar ao mercado este ano.
merrill lynch: portugal precisa de resgate financeiro e espanha também
o bank of america merrill lynch considerou, nas suas perspectivas macroeconómicas para 2011, que portugal vai ter de recorrer ao plano de ajuda da união europeia, antevendo que o mesmo poderá acontecer com espanha.
fmi: portugal com menos ajustes orçamentais se reduzir o défice até 2013
entre 25 economias avançadas e emergentes portugal será dos países que terá de fazer um menor ajuste orçamental até 2020 se conseguir atingir o seu objectivo de redução do défice até ao final de 2013, diz um estudo do fundo monetário internacional, fmi, citado pelo jornal de negócios o artigo, que f
governo nega pressões para pedir resgate financeiro
o “financial times deutschland” publicou hoje que o banco central europeu (bce) e a maioria dos países da zona euro está a pressionar portugal para recorrer ao fundo de resgate europeu.
cavaco diz que portugal pode evitar fmi se fizer o trabalho de casa
o presidente da república acredita que portugal não terá de recorrer ao fundo de estabilização europeu (fee) e ao fundo monetário internacional (fmi) mas, para isso, o chefe de estado diz que é preciso que o país saiba fazer "o trabalho de casa""espero que consigamos fazer o nosso trabalho de casa p

governo considera que portugal e irlanda estão em situações diferentes
o ministro das finanças, teixeira dos santos, considera que o risco de portugal recorrer à ajuda internacional "é elevado", porque o país integra a zona euro, logo esta é uma situação que tem de ser analisada no seu conjunto, revela o diário de notícias.
presidente do bes desaconselha vinda do fmi a portugal
ricardo salgado, presidente do banco espírito santo (bes), admitiu pela primeira vez que portugal pode ter de recorrer ao fundo monetário internacional (fmi). o banqueiro desaconselhou, no entanto, que se verifique este cenário, já que colocaria em causa a credibilidade do país.