A CMVM lançou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, um comparador de instrumentos financeiros, arrancando com a comparação de PPR sob a forma de fundos de investimento, numa iniciativa com que quer dar mais "confiança e proteção ao investidor" na subscrição destes produtos.
Com este comparador, os investidores podem comparar três dimensões de Planos Poupança Reforma (PPR) sob a forma de fundos de investimento: retorno (é apresentada a rentabilidade média anual em diferentes prazos, com base na evolução histórica), custos (incluindo comissões e despesas recorrentes) e nível de risco (na escala de um a sete).
"Permite aos investidores olhar para o universo dos produtos comercializados em Portugal e mais facilmente ver, dentro das alternativas que existem, o que é mais adequado face às suas preferências, seja retorno ou risco", disse o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Laginha de Sousa, aos jornalistas, numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025.
Para a vice-presidente da CMVM, Inês Drummond, este comparador vem dar "confiança e proteção ao investidor" na subscrição destes instrumentos.
O comparador está acessível no Portal do Investidor e, neste momento, permite aos utilizadores comparar 77 fundos PPR em comercialização.
Esta iniciativa constava do plano estratégico da CMVM 2025-2028 e o objetivo é alargar, no futuro, a outros instrumentos financeiros.
Já em maio, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lançou uma plataforma de comparação de Planos de Poupança Reforma (PPR) sob a forma de seguros.
Os PPR são um dos produtos de poupança preferidos em Portugal e têm como objetivo poupar a longo prazo, sobretudo para a reforma.
Os seguros PPR, em geral, estão a cargo de seguradoras e garantem a totalidade do capital (e até um mínimo de retorno), sendo supervisionados pela ASF.
Os fundos PPR são geridos por sociedades gestoras de fundos de investimento e não têm garantia de capital. O retorno pode ser maior e varia consoante o risco. A sua supervisão é feita pela CMVM.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta