
Ministro britânico demitiu-se do cargo por não conseguir pagar hipoteca
George Freeman demitiu-se do cargo de ministro da Ciência do Reino Unido em novembro do ano passado, e veio agora explicar uma das razões que motivou essa decisão. Entre elas está facto de não conseguir suportar o aumento mensal do crédito habitação, apesar de receber um salário anual de aproximadamente 118.300 libras (cerca de 138 mil euros).

Glossário do mercado imobiliário: descobre os termos de A a Z
Certamente já ouviste falar na maior parte dos termos utilizados no ramo imobiliário e é muito provável que não saibas o significado de alguns deles.

Alojamentos locais a salvo de caducar até amortizar crédito habitação
O pacote legislativo do “Mais Habitação” aperta – e muito – as regras do Alojamento Local (AL), suspendendo novos registos até 2030 (sem contar com alojamentos rurais) e prevendo ainda a caducidade dos registos em vigor nesse mesmo ano, sendo depois renováveis por períodos de cinco anos. Mas há exceções à regra: os estabelecimentos de AL que estejam hipotecados vão continuar a ter licenças ativas até que haja a amortização integral do crédito habitação.

Crédito habitação: o que pode torná-lo mais caro? Explicamos
Comprar casa está ao rubro em Portugal. Em setembro, mais de dois terços dos créditos concedidos a particulares destinaram-se à compra de casa – isto é, 1.331 milhões de euros, segundo aponta o Banco de Portugal. Na hora de pedir um crédito habitação importa saber que fatores podem torná-lo mais caro, além do spread. Explicamos quais são com a ajuda de especialistas.

Reforço de hipoteca: como conseguir mais dinheiro?
Comprar casa é um dos passos mais importantes na vida das famílias. As baixas taxas de juros e a recetividade dos bancos, convidam as famílias a aceder a créditos habitação, que, muitas vezes, representam um verdadeiro compromisso para a vida.

O que fazer quando se termina de pagar o crédito habitação
Quando terminamos de pagar o crédito habitação, a casa é finalmente nossa e já não temos de pagar mais prestações ao banco pelo empréstimo pedido para comprar a casa. A maioria das pessoas julga que, quando se chega a este momento, a hipoteca desaparece por si só, mas não é bem assim.

Berardo usa imóveis avaliados em 8 milhões para pagar caução
Detido há menos de um mês por vários crimes, entre os quais burla qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, o empresário madeirense Joe Berardo vai pagar a caução pedida pelo Ministério Público, no valor de cinco milhões, como medida de coação.

O património imobiliário do presidente do Benfica que foi parar ao Novo Banco
Depois de o grupo Promovalor, presidido por Luís Filipe Vieira, ter deixado um buraco no Novo Banco de 181 milhões de euros, foi transferida uma carteira de imóveis para o banco, cujo valor ascende aos 244,2 milhões de euros. Esta foi a avaliação realizada a 20 de um total de 23 ativos transferidos, em concreto, para o Fundo de Investimento Alternativo especial (FIAE) controlado em 96% pelo banco. Trata-se de ativos imobiliários distribuídos por Portugal, Espanha, Brasil e Moçambique.

Como cancelar um crédito à habitação?
Cancelar um crédito à habitação é um alívio para qualquer proprietário, no entanto, com o pagamento da última prestação do empréstimo relativo à compra de casa não termina o encargo financeiro de um imóvel. O que é, então, preciso fazer para cancelar oficialmente o crédito à habitação? Os especialistas explicam.

Posso vender um imóvel com crédito à habitação? Como tenho de proceder?
O processo de colocar a casa à venda, receber uma proposta que agrade (ao proprietário) e acabar por fechar negócio culmina com a formalização da venda do imóvel livre de ónus ou encargos, uma vez que, em situações normais, ninguém comprará uma casa com uma hipoteca incluída. Preparámos um artigo que ajuda a explicar como é preciso proceder e o que é preciso fazer nesta situação.

O que é uma hipoteca? E uma garantia hipotecária num crédito habitação?
Uma hipoteca é a garantia que o proprietário do imóvel apresenta como um compromisso da sua obrigação de reembolsar o empréstimo. Desta forma, quando nos dirigimos a uma entidade bancária, o que pedimos não é uma hipoteca, mas sim um empréstimo.

Fisco penhora cada vez menos casas de habitação própria e permanente
A penhora de casas de habitação própria e permanente representa em média menos de 10% do total de penhoras de imóveis realizadas pela administração fiscal. Estas situações devem continuar a diminuir já a partir deste ano, quando entrarem em vigor as novas regras que não permitem a venda de casas que servem de moradas às pessoas com dívidas de impostos.

Fisco penhorou a casa a mais de 55 mil famílias
O Fisco penhorou a casa a quase 56.000 famílias na sequência de dívidas, mas como as coloca à venda por uma fração do seu valor e o banco é primeiro credor nem sempre recupera as verbas em dívida.O caso de Célia Brissos, contado pelo Diário Económico, é revelador.

sil: golden visa já geraram 149 milhões de euros
portugal é, sabe-se, um país de proprietários, uma tendência que se pretende contrariar no sector, dada a aposta no mercado de arrendamento.

depois do crédito à habitação, o crédito ao arrendamento
os bancos estão a financiar o arrendamento de casas oferecendo produtos a juros que ultrapassam os 14%.

casas estão a ser pagas a pronto
há cada vez mais pessoas a comprar casas a pronto pagamento.

prestação da casa vai começar a aumentar
as prestações do crédito da casa vão começar a aumentar, corrigindo dos actuais mínimos históricos.

juros no crédito à habitação estão no nível mais baixo de sempre
a euribor a 6 meses atingiu sexta-feira um novo mínimo histórico, abrindo espaço para um ligeiro alívio nas prestações. os números negativos da economia da zona euro têm um efeito positivo: baixar as taxas de juro que servem de indexante nos contratos de crédito à habitação

em dez anos a prestação da casa baixou 119 euros
se em abril de 2003 a prestação de um crédito à habitação ascendia a 505 euros, hoje essa mesma prestação custa 386 euros. o “corte” aumenta para os 266 euros quando comparada a prestação paga em abril de 2008, de 652 euros por mês.

prestação da casa regista valor mais baixo de sempre
na passada sexta-feira foi estabelecido um novo marco histórico: a taxa euribor a três meses caiu abaixo dos 0,2%, colocando-se num novo mínimo de sempre, nos 0,199%.

proprietários estão a arrendar casas penhoradas (vídeo)
a crise está a levar muitos proprietários a arrendar a casa onde viviam, depois de saberem que a vão perder devido a penhoras ou execuções judiciais. até que a penhora seja executada, conseguem arrendá-la, obtendo assim um rendimento mensal extra.
atraso no pagamento das prestações pode custar 100 euros
o forte crescimento do desemprego, mas também a redução do rendimento através do aumento da carga fiscal, tem feito disparar o número de famílias que entram em situação de incumprimento no crédito para o nível mais alto de sempre.
novas regras do crédito à habitação aprovadas no parlamento
a assembleia da república vota esta sexta-feira o novo pacote legislativo para o crédito à habitação. até ao final do ano, as famílias em dificuldades para pagar o seu empréstimo poderão pedir aos bancos uma resposta adequada às suas necessidades.

crédito à habitação: nova lei vai a votos a 21 de setembro
a nova lei do crédito à habitação deverá ir a plenário, para a votação final global, dia 21 de setembro.

crédito à habitação: bdp quer que despejados tenham três meses para encontrar casa
o banco de portugal (bdp) sugere a criação de um período de três meses para que as pessoas que sejam alvo de penhoras e execuções fiscais não sejam logo despejadas e possam ter esse tempo para encontrar uma nova casa.