É possível fazer um novo empréstimo dando como garantia um imóvel que já está hipotecado. Explicamos como.
Comentários: 0
Hipoteca
Foto de Allan Mas no Pexels

Comprar casa é um dos passos mais importantes na vida das famílias. As baixas taxas de juros e a recetividade dos bancos, convidam as famílias a aceder a créditos habitação, que, muitas vezes, representam um verdadeiro compromisso para a vida. Para os bancos, as casas passam a representar uma garantia real do crédito. Mas mesmo hipotecadas, as casas podem ser a chave para conseguir mais dinheiro se for preciso fazer ginástica financeira com o teu orçamento. Como? Explicamos tudo.

Para quem tem um crédito habitação, há uma opção disponível no mercado que permite obter algum dinheiro extra para satisfazer qualquer necessidade: o reforço da hipoteca. Esta pode ser uma opção bastante atrativa, mas há que cumprir uma série de requisitos para que o pedido seja aprovado pelos bancos, segundo explicam os especialistas do idealista/créditohabitação.  

Reforço da hipoteca
Foto de RODNAE Productions no Pexels

O que é um reforço de hipoteca?

Um reforço de hipoteca trata-se de um novo empréstimo com a garantia de um imóvel que já está hipotecado a um determinado banco. Ou seja, é uma nova operação sobre o mesmo imóvel, com condições atualizadas, que te vai permitir disfrutar de mais dinheiro.

É importante que haja uma finalidade específica para recorrer ao reforço de hipoteca como, por exemplo, para financiar as obras em casa ou os estudos de um filho.

Quais os custos associados ao reforço de hipoteca?

Deve-se ter em consideração que esta solução não é grátis. Isto é, qualquer alteração tem uma série de custos associados. Se há um reforço de hipoteca, o novo empréstimo estará à mercê das condições atuais praticadas pelos bancos e das respetivas comissões para formalização do mesmo.

Obter dinheiro através do reforço da hipoteca
Imagem de Tumisu por Pixabay

O que é necessário para pedir um reforço de hipoteca?

Apesar de qualquer cliente com crédito habitação poder solicitar um reforço do seu crédito habitação, isso não significa que os bancos aceitem qualquer pedido.

Desta forma, para que o banco aprove o incremento de hipoteca é indispensável cumprir alguns requisitos:

  • Não ter qualquer incumprimento com o crédito habitação que está a decorrer;
  • Ter um nível de endividamento aceitável;
  • Ter uma situação laboral estável ou, pelo menos apresentar um perfil com solvabilidade para tais alterações;
  • Mesmo que não seja sempre necessário, o banco pode solicitar um reforço de garantias, por exemplo através de apresentação de fiadores.

Reforço de hipoteca: como conseguir mais dinheiro?
Reforço da hipoteca Foto de August de Richelieu no Pexels

Quando é recomendável reforçar a hipoteca?

Primeiro, há que ter em conta que um empréstimo hipotecário tem algumas despesas associadas. Note-se quando se pede dinheiro emprestado, há que devolver o valor emprestado mais os juros associados.

Então, será conveniente pedir um reforço de hipoteca? A resposta dependerá, em grande medida, do motivo que te leva a efetuar o pedido e, sobretudo, da tua capacidade de endividamento.

De modo geral, é recomendável efetuar um reforço de hipoteca sempre que haja necessidade de responder a uma despesa elevada, sobretudo quando esse gasto se torna num investimento a longo prazo. Por exemplo, se a ideia passar por fazer obras na casa hipotecada e se estas alterações representarem uma valorização da habitação, no dia em que for vendida poderá obter-se mais dinheiro, compensando, assim, a despesa resultante do reforço da hipoteca.

Neste sentido, desaconselha-se solicitar um empréstimo hipotecário para fazer frente a uma despesa cujo valor desaparecerá rapidamente e que não permita recuperar o dinheiro investido, como a compra de um carro ou de uma viagem.

Reforço da hipoteca da casa
Foto de Ivan Samkov no Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta