Exportações em Portugal

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% num ano em Portugal

Em maio de 2023, as exportações e as importações diminuíram 6,9% e 4,1%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano passado, destacando-se as quebras nas exportações de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis. "Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas “Estatísticas do Comércio Internacional”, divulgadas esta segunda-feira (10 de julho de 2023).
Os parceiros comerciais dos países europeus

Os maiores parceiros comerciais dos países europeus são…

O continente europa é um dos maiores blocos comerciais do mundo e os países que o integram fazem várias parcerias com outras nações. Neste mapa é possível ficar a saber quais são os principais parceiros comerciais de cada país europeu, tendo em conta o valor total das importações e exportações combinadas: no caso de Portugal, o maior “aliado” é Espanha.  
PIB de Portugal cresce no terceiro trimestre face ao anterior

Economia portuguesa acelera no terceiro trimestre – PIB cresce 0,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou o crescimento para 4,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e aumentou 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira (31 de outubro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no terceiro trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior)", avança o INE.
Os países para que Portugal mais exporta são…

Os países para que Portugal mais exporta são…

Em junho de 2021, as exportações e as importações de bens voltaram a subir – registaram variações homólogas nominais de +21,4% e +29,4%, respetivamente, e mensais (face a junho) de +8,4% e +0,8%, pela mesma ordem –, sendo que Espanha continua a ser o principal cliente de Portugal.
Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Exportações afundam mais de 30% no segundo trimestre “à boleia” da pandemia

Com a pandemia da Covid-19, as exportações afundaram 30,6% no segundo trimestre do ano face ao período homólogo. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (7 de agosto de 2010) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que permitem concluir, ainda, que o impacto do novo coronavírus também se fez sentir nas importações, que caíram 34,4%.
Travão a fundo nas exportações portuguesas

Travão a fundo nas exportações portuguesas

As exportações, um dos principais motores da aceleração do crescimento da economia portuguesa, estão a dar sinais de fraqueza. No terceiro trimestre, o crescimento homólogo do PIB nacional abrandou para 2,1%, sendo que tinha aumentado 2,4% nos primeiros três meses do ano, segundo dados do INE.
Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos

Em outubro, as exportações de bens aumentaram 9,4% e as importações de bens cresceram 1,2% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, da maior subida homóloga de 2014. Em termos trimestrais, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações de bens aumentaram 2% no trimestre terminado em outubro de 2014, face ao período homólogo.