
Quem renegociou crédito pode aderir à fixação da prestação da casa
As famílias que estão com dificuldades em pagar os créditos habitação, por via da subida dos juros, já podem fixar as prestações da casa. Mas o universo de beneficiários abrangido ainda tem gerado algumas dúvidas. Quem renegociou o empréstimo pode ou não aderir à medida?

Despesas com o condomínio: “Estamos a entrar num período perigoso”
O pagamento das quotas dos condomínios é uma das despesas que muitas pessoas têm de enfrentar. Um valor mensal que poderá também aumentar, na sequência da alta taxa de inflação que se verifica. Para Vítor Amaral, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), não há dúvidas de que se está a “entrar num período perigoso”. O responsável antecipa, de resto, um aumento na ordem dos 7% a 8% em 2023.

Fisco penhorou a casa a mais de 55 mil famílias
O Fisco penhorou a casa a quase 56.000 famílias na sequência de dívidas, mas como as coloca à venda por uma fração do seu valor e o banco é primeiro credor nem sempre recupera as verbas em dívida.O caso de Célia Brissos, contado pelo Diário Económico, é revelador.

Renegociação do crédito à habitação discutida no Parlamento
Os deputados discutem hoje (dia 6) em plenário, na Assembleia da República, várias propostas de alteração do regime extraordinário de renegociação do crédito à habitação.

Fotos de casas vazias que estão na posse dos bancos
André Pais, 21 anos, é licenciado em Arte Multimédia (especialização em fotografia), pela faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Decidiu pegar na máquina e “fotografar o interior das casas e o que as pessoas deixaram para trás”.

Só 6% dos PPR resgatados foram usados para prestações da casa em atraso
Desde o início do ano foram resgatados dez mil Planos Poupança-Reforma (PPR), sendo que na maioria dos casos o dinheiro está a ser usado para pagar mensalidades futuras. Segundo o Jornal de Negócios, apenas 6% do montante resgatado foi utilizado para pagar prestações da casa em atraso.

Crédito à habitação: bancos recusaram 80,6% dos pedidos de renegociação
O relatório apresentado ao Parlamento pela Comissão de Avaliação do Regime Extraordinário de renegociação de crédito concluiu que, entre novembro de 2012 e setembro deste ano, foram apresentados 1.626 requerimentos de acesso a este regime a 20 bancos, relativos a 1.486 contratos de crédito à habitaç

Crédito à habitação: regime extraordinário pode ser alterado
Os partidos admitem rever o regime extraordinário do crédito à habitação, que entrou em vigor há um ano – a 10 de novembro de 2012 – e que devia proteger as famílias que estão em incumprimento.

um terço do salário vai para a prestação da casa
a falência do banco lehman brothers, em 2008, mergulhou o mundo numa grande crise financeira. na altura, o custo do crédito à habitação era insustentável, já que as prestações eram muito altas.

radiografia do dia: evolução da prestação média vencida no crédito à habitação desde 2010
o gráfico em cima mostra qual tem sido a evolução, nos últimos três anos, da prestação média vencida no crédito à habitação.

casas na posse dos bancos rondam os 5.200 milhões de euros
os cinco maiores bancos portugueses – cgd, bcp, bes, bpi e santander totta – têm em carteira cerca de 5.200 milhões de euros em casas recebidas pelos clientes na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação.

mais de 60 mil inquilinos pediram ajuda ao ihru
as famílias que beneficiaram, até ao ano passado, do congelamento de rendas, estão a passar por dificuldades na sequência da nova lei, que veio permitir uma actualização dos valores do arrendamento de imóveis.

imobiliárias estão a vender 20 casas de bancos por dia
as três principais imobiliárias a actuarem portugal estão a vender, por dia, 20 casas entregues à banca por devedores que não conseguem pagar os créditos. o número equivale a perto de cinco 4.866 imóveis, só este ano.

senhorio vs inquilino, uma relação quase sempre difícil
para muitos portugueses, arrendar casa é cada vez mais uma opção a ter em conta. os bancos mostram pouca disponibilidade para emprestar dinheiro para a compra de casa, pelo que a aposta passa pelo mercado de arrendamento.

há luz ao fundo do túnel para quem quer salvar a casa
a crise está a obrigar muitos portugueses a ter de entregar a casa ao banco, porque não conseguem cumprir com os respectivos créditos à habitação. mas desde o início do ano que se encontra em vigor legislação que dá hipóteses às famílias de não perder a casa.

deco avisa que há cada vez mais pessoas a entregar a casa ao banco
a crise e a austeridade continuam a deixar marcar no país, havendo cada vez mais pessoas que não conseguem cumprir com os encargos com a casa, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento da prestação da casa.

fisco esclarece dúvidas sobre uso de ppr para pagar a casa
a perda ou não de benefícios fiscais quando se faz uso de planos poupança-reforma (ppr) para pagar a casa tem suscitado muitas dúvidas, sendo que a polémica parece não ter fim à vista.

bancos apoiam resgate dos ppr para pagar a casa
o representante da associação portuguesa de bancos (apb) josé manuel faria disse esta terça-feira no parlamento que os bancos “não têm interesse em levantar obstáculos” ao resgate dos planos de poupança-reforma (ppr) e dos planos de poupança-reforma e educação (ppr/e) para pagamento das prestações d

resgate dos ppr para pagar a casa discutido no parlamento
os deputados aprovaram por unanimidade um requerimento do bloco de esquerda (be) para ouvir várias entidades no parlamento, incluindo associações de consumidores e o banco de portugal (bdp), devido a queixas sobre dificuldades em usar os planos poupança-reforma (ppr) para pagar o crédito à habitação

fisco colocou à venda 2.281 casas penhoradas desde janeiro
em pouco mais de um mês, desde janeiro, o fisco já colocou à venda 2.281 casas penhoradas, o que dá uma média de cerca de 63 imóveis por dia.

lisboa: câmara quer criar um subsídio municipal de arrendamento
a vereadora da habitação e acção social da câmara municipal de lisboa (cml), helena roseta, disse estar preocupada com os efeitos da entrada em vigor da nova lei das rendas nos orçamentos das famílias, temendo que tal situação provoque um aumento de pedidos de casas à autarquia.

número de imóveis entregues à banca desceu 21% no ano passado
no ano passado, foram entregues 5.500 imóveis aos bancos em dação em pagamento, menos 21% que em 2011.

inquilinos pagam 204 euros se contestarem despejo em papel
o despejo electrónico, feito através do balcão nacional do arrendamento (bna), já é uma realidade para os senhorios que quiserem pôr um ponto final no contrato com os inquilinos, que podem, no entanto, contestar.

ppr só pode ser usado para pagar a casa com declaração do banco
desde o dia 2 de janeiro que é possível recorrer ao resgate antecipado de planos poupança reforma (ppr) para pagar prestações do crédito à habitação sem sofrer penalizações.

crédito à habitação: 6,4% das famílias deixaram de pagar a casa
em outubro, o crédito mal parado ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos cinco mil milhões de euros, sendo que é do crédito à habitação que advém boa parte da cobrança duvidosa.