Reabilitação: “Temos de ter cidades melhores”, diz ministro do Ambiente

Reabilitação: “Temos de ter cidades melhores”, diz ministro do Ambiente

“Não demos o salto na reabilitação urbana. Temos de dar esse salto. O que é mesmo preciso fazer é transformar as cidades. Temos de ter cidades mais densas, o que se consegue através da reabilitação urbana”. O alerta foi dado pelo ministro de Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que revelou que nos últimos dois anos, em 2014 e 2015, foram reabilitados cerca de 2.500 fogos no país por ano.

...e microempresas passam a ter aumentos mais suaves

O Governo prepara-se para alterar a lei das rendas, de forma a proteger mais os inquilinos. Uma das mudanças na calha é o alargamento do número de empresas que podem beneficiar do período de transição de cinco anos, previsto na nova lei do arrendamento. Outra alteração substancial é o aumento deste prazo, que permite que as rendas não subam tão abruptamente.

Construção de dique na Lagoa de Óbidos sem efeito

O Ministério do Ambiente desistiu da construção de um dique na Lagoa de Óbidos para fixar a aberta da Foz do Arelho, por considerar que a solução não reúne garantias de êxito. “A solução para a Lagoa de Óbidos passará apenas pela realização de dragagens do corpo lagunar, ficando assim de lado a opção que passava pela construção de um dique de guiamento”, revelou, em comunicado, o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
Mais de 800 casas ilegais demolidas este ano

Mais de 800 casas ilegais demolidas este ano

Mais de 800 casas (835) ilegais, construídas na orla costeira, vão ser demolidas este ano, já a partir de maio ou junho. O anúncio foi feito, no Parlamento, pelo ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva, que adiantou serão investidos 16,6 milhões de euros neste processo.
 impacto da nova lei das rendas vai ser estudado pelo governo

impacto da nova lei das rendas vai ser estudado pelo governo

o governo não está disposto a fazer alterações à nova lei das rendas - entra em vigor a 12 de novembro -, ao contrário do que é mencionado no relatório do fundo monetário internacional (fmi) sobre a quinta avaliação do programa de ajustamento financeiro de portugal.