
Comprar casa: notários querem licença de utilização obrigatória
A Ordem dos Notários quer que o Governo volte a tornar a apresentação da licença de utilização obrigatória na compra de casa. Esta é uma das medidas que os profissionais esperam ver alterada na revisão do simplex urbanístico que o Executivo está a preparar e deverá apresentar ainda este mês.

Notários: plataforma com novos serviços de apoio às empresas
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) disponibiliza a partir desta segunda-feira, 1 de abril de 2024, na plataforma Empresas 2.0 novos serviços de apoio às empresas, em áreas como a sucursal online e o registo de beneficiário efetivo e de insolvências.
Em comunicado, o IRN destaca que estas

Comprar casa com dinheiro por debaixo da mesa? Fiscalização falha
O número de casos de compra e venda de imóveis com pagamentos por debaixo da mesa tem vindo a multiplicar-se. Desde 2017 foram mobilizados 42 milhões de euros em dinheiro vivo acima dos limites legais previstos (3.000 euros). A falta de fiscalização nestas operações ajuda a explicar estes negócios imobiliários fora da lei. Mas não só.

"Apoios à prestação e às rendas são impactantes para evitar despejos”
A habitação voltou a ser o tema central do debate político esta quinta-feira, dia 21 de setembro.

Há mais portugueses a fazer testamentos: já fizeste o teu?
O número de pessoas que opta por fazer testamentos para dar destino aos seus bens tem vindo a aumentar em Portugal. Em 2022, foram feitos 28.336 testamentos públicos na rede de 472 cartórios do país, mais 8,6% que no ano anterior. É, de resto, o número mais elevado da última década, ou seja, desde 2012.

Escritura da casa online – plataforma do INR já está 100% funcional
Já não é preciso sair de casa para fazer uma escritura, uma habilitação de herdeiros ou assinar um divórcio. Os processos em causa, entre outros, podem ser consumados através do agendamento de uma videoconferência na Plataforma de Atendimento à Distância, que passou a estar disponível no Portal da Justiça a partir do dia 28 de outubro de 2022. A plataforma em causa está agora 100% funcional, sendo o resultado das melhorias introduzidas na versão beta, que o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) disponibilizou em abril.

Fazer a escritura da casa? Greve dos registos e notariado em agosto
O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) vai fazer dois dias de greve por semana em agosto, após as últimas reuniões com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) não terem conseguido desbloquear o impasse nas negociações.

Escrituras, registos e certidões acessíveis online a partir de junho
A Ordem dos Notários vai ter disponível a partir de 1 de junho uma plataforma de arquivo eletrónico nacional através da qual vai ser possível pedir acesso a certidões, escrituras, registos de testamentos e outros documentos por via eletrónica.

Escritura da casa online já é possível realizar em Portugal
Esta segunda-feira, dia 4 de abril de 2022, marca uma viragem no mercado imobiliário e não só. Com a entrada em vigor do decreto-Lei n.º 126/2021, de hoje em diante passa a ser possível realizar atos autênticos por videoconferência. Isto é, escrituras da casa, autenticação de contratos de compra e venda, contratos de crédito de financiamento, divórcio ou separação por mútuo acordo e muito mais. Estes autos autênticos já podem, portanto, ser realizados à distância através de uma plataforma informática do Ministério da Justiça. Explicamos tudo o que vai mudar.

Escrituras online: BdP cria site provisório para controlar processos
A realização de escrituras à distância, de forma online, é um objetivo antigo do Governo, tendo ganho força com a chegada da pandemia da Covid-19. Sabe-se agora que o Banco de Portugal (BdP) vai “disponibilizar um canal de comunicação eletrónico, de natureza provisória”, que permitirá aos notários, advogados e solicitadores, enviarem a informação sobre as escrituras públicas, documentos particulares autenticados ou documentos com assinatura por si reconhecida em que intervenham.

Combate a esquemas financeiros em consulta pública
O Banco de Portugal (BdP) colocou esta segunda-feira (28 de fevereiro de 2022) em consulta pública o projeto de aviso destinado a regulamentar o registo, o reporte e a periodicidade da informação a prestar pelos notários, solicitadores e advogados, para efeitos da Lei n.º 78/2021, de 24 de novembro, que estabelece o regime de prevenção e combate à atividade financeira não autorizada e proteção dos consumidores. O projeto de aviso estará em consulta pública até dia 11 de abril de 2022.

Escrituras e outros atos notariais online: como funciona?
Mesmo a fechar o ano de 2021, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu luz verde à realização de escrituras de imóveis à distância, tendo promulgado o diploma do Governo que permite a realização por videoconferência de atos autênticos, como por exemplo escrituras públicas ou divórcios. O regime estará em vigor durante dois anos a título experimental, arrancando no dia 4 de abril de 2022. Com o objetivo de ajudar a garantir que tudo corre bem com todas as partes envolvidas, explicamos, com a ajuda de especialistas jurídicos, como funcionará todo o processo, nomeadamente a realização das videoconferências.

Nova lei de combate a esquemas financeiros no imobiliário chega em março
A partir de 1 de março de 2022, há uma nova lei a ter em conta, que diz respeito aos atos que titulam habitualmente os negócios imobiliários e que vincula quem os elabora, como é o caso dos conservadores ou notários, ou autêntica, os advogados ou solicitadores. O objetivo é combater fraudes no setor e atividades financeiras não autorizadas. Explicamos tudo sobre este tema com fundamento jurídico.

Escrituras de imóveis à distância chegam ao terreno ainda este ano
As escrituras públicas da venda de imóveis, assim como os divórcios por mútuo consentimento em que uma das partes está, por exemplo, no estrangeiro, realizados por lei nas conservatórias ou cartórios notariais, vão passar a ser feitos à distância, nomeadamente por videoconferência.

"Pandemia tem levado a muitas partilhas de heranças; recentes mas também antigas"
A atividade dos notários pode servir de espelho à realidade económica e social de um país. Por ali, passam todos os negócios jurídicos realizados a título individual ou por empresas.

Visitas a imóveis: "Pode e deve ser criado um quadro jurídico para os mediadores"
A escritura de imóveis à distância chegou a fazer parte dos planos do Governo e dos notários, num quadro experimental.

Escrituras de imóveis vão passar a poder ser feitas à distância
O objetivo de tornar a compra e venda de imóveis viável à distância era antigo e foi prolongando-se no tempo sem se concretizar. Mas com a crise gerada pela pandemia da Covid-19, a realização de escrituras públicas - entre outros procedimentos que envolvem conservatórias e notários que são determinantes para o setor imobiliário e para a economia em geral - saltou para o topo da lista de prioridades do Governo, dentro das medidas para promover a economia digital. E o diploma legal - que deverá ter de momento um caráter experimental - está contemplado para entrar na agenda do Conselho de Ministros desta quinta-feira, dia 30 de abril de 2020, apurou o idealista/news.

"Os notários estão a trabalhar para realizar, rapidamente, o máximo de atos à distância"
A atividade notarial é fundamental na vida dos cidadãos e para o funcionamento da economia. Com a pandemia do coronavírus, também este setor se viu afetado, com restrições nos serviços prestados.

Condomínios passam a ter de "denunciar" grandes proprietários ao Estado
O Estado quer conhecer a fundo quem é que está por detrás da "máquina" do imobiliário e prevenir situações de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, através deste setor. Para isso, acaba de criar uma nova regra, dentro de um vasto pacote legislativo, que obriga os condomínios de prédios de alta gama a comunicar ao Instituto do Registos e Notariado todos os proprietários que detenham mais de metade da permilagem, bem como os registos atualizado dos beneficiários efetivos dos imóveis.

venderam-se menos 2.500 casas por mês no ano passado
em 2011, registaram-se 17.262 actos de compra e venda de imóveis por mês, um número que desceu bastante no ano passado, para 14.798. quer isto dizer que os portugueses estão a comprar menos casas.

notários europeus lançam projecto para facilitar compra de casa na europa
a organização de notários da união europeia (cnue) pôs em marcha o plano eufides que facilitará a compra de casa e outros imóveis por parte dos cidadãos da união europea (ue) nos estados membros.
inquérito: concorda com despejos feitos por notários?
o idealista.pt quer saber a opinião dos seus fãs no facebook, por isso, abriu um inquérito na sua página desta rede social, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.