Rumores do dia

Rumores do dia

Governo prevê aumento de 700 milhões nas receitas com impostos: O Estado arrecadou 36.272,9 milhões de euros em impostos em 2013 e, este ano, o Governo prevê encaixar mais 708,9 milhões, devido sobretudo ao aumento da receita do IRS e do IVA, que estão a apresentar uma execução acima da projeção inicial do executivo. A previsão da receita fiscal foi revista em alta no Orçamento Retificativo, entregue ao Parlamento na quinta-feira. (Público)

Aprovado Orçamento Retificativo que garante défice de 4%

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Orçamento Retificativo (OR) para acomodar medidas que cubram os chumbos do Tribunal Constitucional (TC). O Executivo garante que a meta do défice traçada para este ano (4%) será cumprida, não havendo alterações ao nível de impostos.
Rumores do dia

Rumores do dia

Governo pode desistir de aumentar a TSU e o IVA em 2015: O Governo está a ponderar desistir dos aumentos da Taxa Social Única (TSU) e do IVA, que fazem parte do diploma da Contribuição de Sustentabilidade sobre os pensionistas, medida que estava prevista para 2015 e foi chumbada pelo Tribunal Constitucional (TC). O abandono das duas medidas complementares à contribuição significa que as Finanças não podem contar com o acréscimo projetado de 250 milhões de euros na receita. (Diário Económico)
Rumores do dia

Rumores do dia

Ministra espera conhecer decisão sobre OR antes de 15 de outubro: Maria Luís Albuquerque espera conhecer a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o Orçamento Retificativo “tão depressa quanto possível”. “A data de apresentação do Orçamento é a data constitucional. É o dia 15 de outubro. Espero sinceramente que seja possível decidir sobre as medidas antes disso", afirmou a ministra das Finanças. (Dinheiro Vivo)

Pensionistas levam novo corte quinta-feira

A nova Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) que afecta quem recebe mais de 1000 euros brutos de pensões começa a ter efeitos a partir desta semana. O Instituto de Segurança Social (ISS) esclarece que a CES, tal como está prevista no Orçamento Rectificativo, “é aplicada já nas pensões de Abril”.
Rumores

Rumores

Governo prepara segundo Orçamento Retificativo desde fevereiro: O Governo está à espera das decisões do Tribunal Constitucional (TC) sobre normas do Orçamento do Estado (OE) para 2014 para avançar com um segundo Orçamento Retificativo (OR). Segundo o Diário Económico, a necessidade de novo OR já existe e decorre de aumentos de despesa em alguns ministérios, sendo que o documento, que está a ser trabalhado desde fevereiro, servirá ainda para acomodar eventuais chumbos do TC às medidas do OE para 2014. (Diário Económico)
Cavaco Silva promulgou Orçamento Retificativo e nova CES

Cavaco Silva promulgou Orçamento Retificativo e nova CES

Cavaco Silva promulgou o Orçamento Retificativo (OR) para 2014, aprovando, desta forma, a aplicação da versão ampliada da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). O chefe de Estado pode ainda recorrer a um pedido de fiscalização sucessiva, uma possibilidade que os partidos da oposição já disseram que vão concretizar.
rumores

rumores

governo tem de cortar 300 milhões em salários: até ao final do ano, o governo terá de cortar qualquer coisa como 300 milhões de euros na despesa com pessoal para conseguir cumprir as metas inscritas no orçamento rectificativo.
impostos: nove em cada dez euros destinam-se a salários e prestações sociais

iva: deduções passam de 5% para 15%

o governo anunciou nesta quinta-feira que irá passar de 5% para 15% o valor do iva de compras em restaurantes, reparação de automóveis, alojamento e cabeleireiros que poderá ser deduzido no irs este anoa medida está incluída na proposta de orçamento do estado rectificativo, aprovada nesta quinta-fei
rumores

rumores

segundo orçamento rectificativo ganha força: o orçamento rectificativo que o governo deverá aprovar hoje na reunião do conselho de ministros servirá apenas para tapar os buracos orçamentais mais urgentes.
segurança social recebe mais 300 milhões para desemprego

segurança social recebe mais 300 milhões para desemprego

o orçamento rectificativo vai trazer um reforço de quase 300 milhões de euros para a segurança social, só para cobrir o impacto do aumento do desempregosegundo o diário económico, a este valor somam-se ainda as verbas para pagar os subsídios de férias aos pensionistas.

40 horas semanais para função pública avançam este ano

o governo quer avançar já este ano com a subida do horário de trabalho das 35 para as 40 horas e vai fazer esta mudança no orçamento retificativo que dará entrada na assembleia da república ainda este mês. os sindicatos da função pública voltaram esta terça-feira ao ministério das finanças.
rumores

rumores

função pública pode receber subsídio de férias só em junho: dificilmente os funcionários públicos vão receber o subsídio de férias em junho.
rumores

rumores

ps votará contra orçamento rectificativo: o ps vai votar contra o orçamento rectificativo, documento sobre o qual se absteve na votação na generalidade. o chumbo deve-se às alterações profundas introduzidas esta quarta-feira no documento pela maioria.