Investigação na gestão de condomínios

Administração de condomínios: APEGAC “alvo de investigação” da AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar a fixação de preços no setor da gestão e administração de condomínios, suspeitando que a subida da inflação tenha servido de pretexto para um aumento coordenado nos valores cobrados. A Associação das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) confirma ao idealista/news que é “alvo da investigação”, ao contrário da Associação Nacional dos Profissionais de Administração de Condomínios (ANPAC), que diz ser “totalmente alheia à investigação que está a ser efetuada pela AdC”. 
Fundo de reserva de condomínio

Fundo comum de reserva no condomínio: o que é e para que serve?

O fundo comum de reserva no condomínio é nada mais, nada menos do que um fundo em que os condomínios estão obrigados por lei, de acordo com o Artigo 4º do Decreto-Lei nº 268/94 de 25 de outubro, a constituir para custear as despesas de conservação do edifício. No entanto, não te assustes porque nor
Como ser bom administrador de condomínios

Dicas para ser um bom administrador de condomínio

Ser administrador de condomínio pode tornar-se para muitas pessoas uma verdadeira dor de cabeça. Esta é uma tarefa, na realidade, que exige alguma paciência e compreensão, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento de regras, como por exemplo o pagamento da quota e a moderação de reuniões/assembleias. E, pelo meio, há outro objetivo comum que não se pode descurar: manter a boa vizinhança e a boa relação com os vários condóminos. No artigo desta semana da Deco Alerta, damos algumas dicas que podem ser úteis na hora de desempenhar uma administração de condomínio competente.
Gestão de condomínios em Portugal

Condomínios: regulação e sustentabilidade debatidos em novembro

A regulação e sustentabilidade da atividade de administração de condomínios estarão em destaque no V Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), que se realizará nos dias 10 e 11 de novembro, no Tagus Park, em Oeiras. A edição deste ano, da qual o idealista é media partner, contempla também a I Feira do Condomínio.
Condomínios: mais de 17 mil queixas em dois anos

Condomínios: mais de 17 mil queixas em dois anos

Numa semana, a primeira do ano, a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu cerca de 100 contactos com dúvidas sobre questões relacionadas com a gestão de condomínios. Em 2015, mais de dez mil pessoas pediram ajuda à Deco e no ano anterior foram mais de 7.000 os consumidores a recorrer à entidade.
Cobrar dívidas nos condomínios passa a ser mais fácil

Cobrar dívidas nos condomínios passa a ser mais fácil

Entrou esta segunda-feira (dia 1) em vigor uma lei que visa evitar processos demorados e, em última análise, as penhoras, com a introdução de um intermediário que poderá facilitar a cobrança de pequenas dívidas, até aos 10 mil euros, como as dos condomínios. A lei entra em vigor com o PEPEX, o procedimento extrajudicial pré-executivo.