como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa? O guia essencial

Abrir uma empresa é um sonho para muitas pessoas, embora muitas vão adiando esse sonho… No entanto, perante determinadas circunstâncias, devemos deixar os medos de lado e avançar. O receio de muitos está diretamente relacionado com a falta de informação.
Crédito a empresas de construção e imobiliário

Créditos a empresas de construção e imobiliário crescem em contraciclo

A subida de juros ao longo de 2023 tem arrefecido a procura de créditos por parte das empresas em Portugal. Tanto assim foi que pela primeira vez desde 2017, a variação anual do montante total de empréstimos às empresas foi negativa. Mas esta não é uma realidade que toca nos setores de atividade de igual forma: no caso das empresas de construção e imobiliário, o valor total de créditos subiu 1,8% no ano passado, estando em contraciclo com outros setores, como a indústria, comércio, transportes e alojamento.

McDonald’s à caça de franchisados. Interessados “entram” com 35% do investimento total

A McDonald’s, que em Portugal é responsável por cerca de seis mil postos de trabalho em 148 restaurantes – mais de 80% são geridos por empresários locais –, está a procurar parceiros para novos restaurantes. Cada sócio/franchisado interessado terá de participar com 35% do investimento total, que por norma varia entre 600.000 e um milhão de euros, consoante o restaurante.

Empresas têm mais um mês para aderirem a regime simplificado de IRC

O Governo decidiu prorrogar o prazo de adesão ao regime simplificado em sede de IRC de 28 de fevereiro para 31 de março de 2014, para "não prejudicar" a adesão das empresas no primeiro ano em que é aplicada uma das grandes inovações da reforma do IRC, em vigor desde o início do ano.Segundo o Diário

Destruição de emprego arrasa PME

As pequenas e médias empresas (PME) tiveram um peso de 87% na destruição de empregos que ocorreu em 2010 e em 2011, o que corresponde a menos 93.425 postos de trabalho.Segundo o jornal Público, a análise, que consta do relatório interministerial que fundamenta o novo banco do Estado, mostra não só a