
Casas de luxo nos “prédios dos grafitti” bloqueadas por Lisboa
Três edifícios na Avenida Fontes Pereira de Melo, conhecidos como os “prédios dos grafitti”, protagonizam um impasse urbanístico que já dura há 30 anos. E não é desta que aqui vão nascer 136 casas de luxo e duas lojas. Isto porque a Câmara de Lisboa acabou por chumbar a alteração relativa à creche, que está prevista como contrapartida no projeto de requalificação destes três prédios abandonados.

Três prédios em Lisboa em risco de derrocada, proprietário culpa a Câmara
Três prédios da Estrada de Benfica, em Lisboa, estão em risco de derrocada. O problema já se arrasta há quase sete anos, altura em que as infiltrações foram identificadas no âmbito de uma fiscalização da Câmara Municipal. Mas o acordo entre condomínios - para a realização das obras - tarda em acontecer e agora um dos proprietários veio responsabilizar a autarquia, que acusa de continuar a negligenciar a situação.




A aldeia olímpica do Rio de Janeiro apodrece... cinco meses depois do fim dos Jogos Olímpicos
Passaram apenas 149 dias desde que, a 18 de setembro de 2016, se realizou a cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Com este evento, a cidade brasileira encerrava o seu ciclo olímpico, um sonho que custou mais de 6.000 milhões de euros e que após a realização do maior evento desportivo do ano acabou por ter perdas adicionais de cerca de 40 milhões de euros.

Vila Franca de Xira: câmara oferece 50 mil euros por apartamentos em prédio em risco de ruir
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a fazer ofertas de compra de 14 frações de um prédio que está em risco de ruir na encosta do Monte Gordo, desocupado há dois anos, por cerca de 50 mil euros cada apartamento. A compra da totalidade das casas pode vir a custar à câmara perto de um milhão de euros.

radiografia do dia: onde se encontram os edifícios mais degradados ou a precisar de grandes reparações
o gráfico em cima indica a proporção de edifícios clássicos com necessidade de grandes reparações ou muito degradados construídos no país antes e depois de 1990.
quarteira: prédio construído sobre linha de água em risco de ruir
o edifício austral, em quarteira, construído em cima de uma linha de água, está em risco de cair, o que coloca em perigo os moradores e os residentes nos prédios fronteiros.

mediadores dizem que reabilitação “é a única hipótese” da construção
o presidente da associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip), luís lima, enalteceu o facto de haver menos edifícios em mau estado no país – número dos edifícios degradados caiu 36% –, mas considerou que ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito




há menos 36% de edifícios muito degradados que em 2001 (gráficos)
em dez anos, entre 2001 e 2011, os edifícios muito degradados diminuíram 36% e os que têm de ter grandes reparações baixaram 40,4%.

câmara de vila franca de xira vai despejar famílias de prédio em risco de ruir
a câmara municipal de vila franca de xira vai executar o despejo de nove famílias que habitam um prédio em risco de ruir, por estar em causa a segurança de pessoas e bens.
prédio no centro de lisboa está em vias de ruir
a rua filipe folque, em lisboa, está parcialmente cortada devido ao perigo de desabamento de um prédio devoluto. bombeiros e polícia já estiveram no local. trata-se de um prédio de sete andares, com garagem, cujas traseiras já desabaram. na frente, são visíveis fendas de alto a baixo.

“arrebitar” edifício no porto a custo zero (vídeo)
a ideia é, no mínimo, original. e o desafio é aliciante: reabilitar edifícios degradados localizados em zonas históricas das cidades sem custos. é este o objectivo do projecto arrebita!

lisboa tem nove mil prédios a precisar de obras com urgência
o vice-presidente da câmara municipal de lisboa (cml), manuel salgado, revelou, em entrevista ao diário económico (de), que há nove mil prédios a precisar de obras com urgência na capital.

site de arquitectura lança concurso para reabilitar prédios no porto
a sociedade de reabilitação urbana (sru) do porto está a colaborar com a equipa do portal espaço arquitectura (ea), sedeada em guimarães, com o objectivo de ajudar a reabilitar o centro histórico do porto.

entrevista: "não é justo ter uma habitação subsidiada a vida toda”
luís menezes leitão, presidente da associação lisbonense de proprietários, não acredita que a anunciada actualização das rendas se concretize nos próximos anos e aponta o dedo à falta de coragem política dos governantes.

despejos automáticos adiados com queda do governo
a crise política que se instalou em portugal, com o chumbo do pec4 e consequente demissão do primeiro-ministro josé sócrates, está a atrasar algumas medidas lançadas pelo executivo que visavam dinamizar a reabilitação urbana e o mercado de arrendamento.

governo quer investir 1,7 mil milhões na reabilitação
o conselho de ministros aprovou ontem três diplomas para relançar a reabilitação urbana e o arrendamento, avançando com um fundo de 1,7 mil milhões de euros para recuperar prédios degradados.
dois prédios devolutos de lisboa consumidos pelas chamas
toda a cobertura de um prédio devoluto de três andares, em lisboa, localizado na rua da beneficência, foi ontem consumida pelas chamas. o incêndio neste edifício obrigou à evacuação das pessoas dos prédios vizinhos e ao corte do trânsito nas imediações.
prédio em risco de ruir obriga a corte no trânsito em lisboa
um prédio devoluto localizado na avenida elias garcia, na zona do campo pequeno, em lisboa, obrigou ao corte parcial de trânsito no, sentido poente-nascente, e à interdição do rés-do-chão do edifício.
governo quer pôr desempregados nas obras
durante os próximos anos, os desempregados vão ser fortemente incentivados para aceitarem trabalho nas obras de reabilitação que o governo pretende lançar no âmbito do megaprograma de recuperação urbana que envolve obras em prédios degradados de habitação, edifícios não habitacionais públicos ou pri
prédio lisboeta em risco de ruir já foi evacuado
um prédio com 80 anos, localizado na avenida 5 de outubro, em lisboa, teve de ser evacuado devido ao risco eminente de ruir. as obras de reconstrução que estão a ser feitas num edifico ao lado, que tinha caído em janeiro, poderão estar na origem do sucedido.
valores máximos de imi discutidos hoje em lisboa
a câmara de lisboa discute hoje a aplicação, em 2011, dos valores máximos do imposto municipal sobre imóveis (imi) e da derrama.