
Pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis nas Finanças sobem 250%
Em 2019, o número de pedidos de inscrição e de reavaliação de imóveis para efeitos do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) que deram entrada no Portal das Finanças aumentou 250,4%, num total de 45.502. Já este ano, e nestes primeiros cinco meses e meio, os pedidos formulados rondam os 16 mil.

Pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis disparam à boleia da dinâmica de mercado
O Portal das Finanças recebeu este ano 28.200 pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis para efeitos de IMI – mais do dobro do que as 13.562 declarações registadas ao longo de todo o ano de 2018.

IMI vai subir em 2019 para casas reavaliadas
Os proprietários cujos prédio urbanos tenham sido avaliados podem contar com um agravamento do IMI no próximo ano. Depois de nove anos congelado, o Governo atualizou o valor médio de construção por metro quadrado - em cerca de 10 euros, para 615 euros -, o que vai resultar num aumento do imposto de 1,99%.
IMI: imobiliárias preocupadas com pedidos de revisão do valor das casas pelas câmaras
As autarquias e juntas de freguesia já podem começar a solicitar a reavalição das casas nos seus concelhos, em sede de imposto municipal sobre imóveis (IMI), junto das repartições de Finanças. O objetivo da nova legislação em vigor é corrigir errros ou subdeclarações do património, mas as imobiliárias temem que as câmaras utilizem este novo mecanismo para aumentar as receitas fiscais.

Lei das rendas: reavaliação fiscal das casas beneficia inquilinos
A reavaliação fiscal das casas vai condicionar o valor das rendas, no âmbito da nova Lei das Rendas. E os inquilinos com rendas antigas (anteriores a 1990) têm a ganhar se pedirem às Finanças para voltar a avaliar os imóveis, porque caso falhem as negociações com os senhorios, a atualização da renda fica condicionada a um máximo de 1/15 avos do valor patrimonial da casa.

seguro quer que bancos passem a pagar imi
antónio josé seguro defendeu esta terça-feira que os bancos e fundos imobiliários devem passar a pagar imposto municipal sobre imóveis (imi) das casas que possuem, mas esse encargo deve ser reduzido para as famílias. as casas, segundo o líder socialista, desvalorizaram nos últimos anos.

imi: fisco pede a proprietários para enviarem plantas da casa
até ao final do ano, o governo comprometeu-se a reavaliar cerca de 5,2 milhões de imóveis para efeitos de actualização de imposto municipal sobre imóveis (imi). uma meta que parece estar a ser difícil de concretizar e que pode ser alargada para maio de 2013.

deco alerta para “sufoco financeiro das famílias” com avaliações e imi
a deco - associação portuguesa para a defesa do consumidor alertou para a possibilidade de o valor patrimonial fiscal dos imóveis mais que duplicar em alguns casos, o que, somado às taxas de imposto municipal sobre imóveis (imi), “aumentará o sufoco financeiro das famílias”.

proprietários falam em “catástrofe tributária” com aumento de 400% de imi
o presidente da associação nacional de proprietários (anp), antónio frias marques, disse que a reavaliação de imóveis em curso – o governo comprometeu-se a avaliar cerca de 5,2 milhões de casas até final do ano – é uma “catástrofe tributária”.

imi: governo espera ter receita de 1,9 mil milhões daqui a três anos
daqui a três anos, quando o resultado do processo de reavaliação dos prédios estiver a produzir efeitos, o governo estima receber mais 700 milhões de euros de imposto municipal sobre imóveis (imi) por ano.

proprietários lamentam hipótese de imi compensar tsu
a associação lisbonense de proprietários (alp) criticou, esta quinta-feira, a possibilidade de haver um aumento do imposto municipal sobre imóveis (imi) para compensar a eventual redução da taxa social única (tsu).

avaliação de casas fará imi subir bastante no próximo ano
o governo está “pressionado” pela “troika” a obter no próximo ano mais cerca de 250 milhões de euros de receita através do imposto municipal sobre imóveis (imi). segundo o site dinheiro vivo, o “susto” já começou este ano, com as isenções a sofrerem uma redução significativa.

confederação portuguesa de proprietários oficializada esta segunda-feira
proprietários de todo o país juntaram-se numa confederação – chamada confederação portuguesa de proprietários (cpp) – que vai contestar o processo de reavaliação dos valores patrimoniais dos imóveis, sendo que através das avaliações em curso será calculado o imposto municipal sobre imóveis (imi).

cedência de 5% do imi para custear reavaliações de casas sem consenso
a direcção da associação nacional de municípios portugueses vai recomendar os autarcas a retirarem as providências cautelares interpostas para travarem a retenção de 5% do imposto municipal sobre imóveis (imi) por parte do estado para custear as reavaliações de imóveis.

imi: finanças já avaliaram cerca de um milhão de casas
o ministério das finanças prevê que, até ao final do mês, estejam avaliadas segundo as regras do imposto municipal sobre imóveis (imi) um quinto das casas que têm de passar o crivo do processo geral de avaliação até ao final do ano: cerca de 5,2 milhões de imóveis.

imi: ainda só foram feitos 500 pedidos de reavaliação de casas
o ministério das finanças (mf) estima ter avaliados até ao final do mês um milhão de casas, para efeitos de actualização de imposto municipal sobre imóveis (imi), sendo que o objectivo passa por avaliar 5,5 milhões este ano.

segunda avaliação da casa pode baixar valor do imi
quem comprou casa entre 2004 e 2009 tem vantagens em pedir ao fisco uma reavaliação do valor patrimonial tributário (vpt) do seu imóvel, visto que pode conseguir uma redução do imposto municipal sobre imóveis (imi).

número de avaliações cai 47% após peritos conhecerem remunerações
o número de avaliações de imóveis urbanos caiu 47% entre 23 de fevereiro e 6 de março, o que significa uma queda de 4.480 fichas preenchidas. a informação foi adiantada pelo presidente da associação portuguesa de avaliadores de engenharia (apae), freitas lopes.

peritos da guarda também suspendem avaliações de casas
os peritos avaliadores do distrito da guarda também suspenderam a avaliação de casas - para efeitos de actualização do imposto municipal de imóveis (imi) – que estavam a realizar, à semelhança do que aconteceu em coimbra, setúbal e leiria.

finanças dizem que avaliação de imóveis decorre “como o previsto”
o ministério das finanças revelou que a avaliação fiscal de imóveis que está a decorrer para efeitos de actualização de imposto municipal de imóveis (imi) segue dentro da normalidade.

imi: peritos suspendem avaliações em algumas zonas do país
os peritos avaliadores de pelo menos 59 serviços de finanças do país – de distritos como leiria, setúbal ou coimbra – suspenderam as avaliações de imóveis que estavam a fazer no âmbito do processo de actualização de imposto municipal sobre imóveis (imi).

municípios criticam governo por custos elevados na avaliação de casas
a associação nacional de municípios portugueses (anmp) criticou o método de avaliação levado a cabo pelo governo no âmbito do processo de reavaliação dos imóveis que não foram vendidos desde 2004, altura em que entraram em vigor as novas regras do imposto municipal sobre imóveis (imi).

arquitectos querem que governo reveja remunerações dos avaliadores
a ordem dos arquitectos (oa) considerou que as remunerações fixadas pela direcção-geral dos impostos para os peritos avaliadores de casas – cinco euros por cada casa avaliada – são inaceitáveis.

finanças estão a avaliar dez mil casas por dia para actualizar o imi
as finanças já avaliaram mais de 200 mil casas no âmbito do processo de reavaliação dos imóveis que não foram vendidos desde 2004, altura em que entraram em vigor as novas regras do imposto municipal sobre imóveis (imi), que substitui a antiga contribuição autárquica.

governo cria lei para atenuar subidas do imi superiores a 75 euros
mais de metade dos prédios (60%) que vão ser reavaliados devido ao imposto municipal sobre imóveis (imi) – o processo já começou – podem sofrer um aumento de imposto superior a 75 euros.