Viana do Castelo, Viseu e Leiria foram as cidades onde as rendas das casas mais subiram no último ano, segundo o idealista.
Comentários: 0
Renda das casas em Portugal
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

As rendas das casas em Portugal continuam a subir, embora a ritmo mais baixo do que num passado recente. Isto acontece devido ao desequilíbrio entre a oferta e procura de habitação no mercado de arrendamento, que é hoje menos atrativo devido aos vários incentivos à compra de casa (desde os baixos juros aos apoios fiscais para os jovens). De acordo com o índice de preços do idealista, os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 3,3% em agosto face ao mesmo mês no ano anterior, deixando o custo mediano em 16,8 euros por metro quadrado (euros/m2). Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas mantiveram-se estáveis.

Custo do arrendamento mais caro em todas as grandes cidades…

Analisando as 13 capitais de distrito (ou de regiões autónomas) com amostras representativas, verifica-se que as rendas das casas ficaram mais caras em todas estas grandes cidades no último ano. As maiores subidas foram registadas em Viana do Castelo (16,1%), Viseu (13,6%), Leiria (12%), Santarém (10,3%) e em Coimbra (10%).

Com crescimento das rendas das casas abaixo de 10% estão cidades como Castelo Branco (8,6%), Setúbal (7,3%), Braga (6%), Funchal (5,8%), Aveiro (3,9%), Lisboa (2,1%), Porto (1,6%) e Évora (1,5%).

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 22,2 euros/m2. Porto (17,7 euros/m2) e Funchal (15,1 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Setúbal (12,9 euros/m2), Coimbra (12,4 euros/m2), Aveiro (11,9 euros/m2), Évora (11,7 euros/m2), Braga (9,8 euros/m2) e Viana do Castelo (9,5 euros/m2). 

Já as cidades mais económicas para arrendar uma habitação são Castelo Branco (7 euros/m2), Viseu (8 euros/m2) Leiria (9,2 euros/m2) e Santarém (9,2 euros/m2).

… assim como em todos os distritos e ilhas

Também os preços das casas para arrendar subiram em todos os distritos e ilhas analisadas. A liderar as subidas encontram-se Vila Real (34,7%), Castelo Branco (26,1%) e Portalegre (18,5%). Seguem-se Viana do Castelo (16,7%), Viseu (12,8%), Faro (10,4%), ilha da Madeira (10%), Coimbra (9,5%), Santarém (9%), Setúbal (7%), Braga (6,9%), Aveiro (5,6%), Porto (4%), Évora (4%), Lisboa (3,4%), Beja (3,1%) e Leiria (1,9%). 

De referir que o ranking dos distritos e ilhas mais caras para arrendar casa é liderado por Lisboa (20,5 euros/m2), seguido por Faro (16,1 euros/m2), Porto (15,9 euros/m2), ilha da Madeira (15 euros/m2), Setúbal (13,9 euros/m2), Coimbra (11,6 euros/m2), Évora (11,2 euros/m2), Leiria (10,2 euros/m2), Aveiro (10 euros/m2), Braga (9,9 euros/m2), Beja (9,6 euros/m2) e Viana do Castelo (9,5 euros/m2).

Já as casas para arrendar com preços mais económicos encontram-se em Portalegre (7,2 euros/m2), Viseu (7,9 euros/m2), Castelo Branco (8,6 euros/m2), Vila Real (8,6 euros/m2) e Santarém (8,9 euros/m2).

Subida das rendas é menos acentuada na Grande Lisboa

Em agosto, os preços das casas para arrendar subiram em todas as regiões do país. A liderar as subidas anuais encontra-se a Região Autónoma dos Açores (15%), seguida pela Região Autónoma da Madeira (10,5%) e Algarve (10,4%). Seguem-se o Alentejo (9,1%), Centro (8%), Norte (4,3%) e Grande Lisboa (3,3%).

A Grande Lisboa, com 19,8 euros/m2, continua a ser a região mais cara para arrendar casa, seguida pelo Algarve (16,1 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (15 euros/m2) e Norte (14,6 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (10,2 euros/m2), Região Autónoma dos Açores (10,7 euros/m2) e o Alentejo (11,1 euros/m2), que são as regiões mais baratas.

Arrendar casa em Lisboa
Freepik

Índice de preços imobiliários do idealista

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado. 

Incluímos ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado. 

O relatório completo pode ser visto aqui

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta