Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

São 13 os culpados pela queda do BES, diz o Ministério Público

Ricardo Salgado lidera a lista de culpados / Gtres
Ricardo Salgado lidera a lista de culpados / Gtres
Autor: Redação

O Ministério Público (MP) já veio confirmar os nomes dos 13 responsáveis pela insolvência do Banco Espírito Santo (BES). Ricardo Salgado encabeça a lista, à qual se juntam outros nomes, como Amílcar Morais Pires, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo, José Maria Ricciardi e Joaquim Goes, entre outros.

Quer isto dizer que ao subscrever o parecer da comissão liquidatária do BES, o MP está a concordar que a insolvência foi culposa, e que esses 13 responsáveis contribuíram para gerar o prejuízo total de 5,9 mil milhões de euros, escreve o Jornal de Negócios. Ainda assim, e segundo o parecer do MP, a que a publicação teve acesso, a interferência de cada um dos envolvidos será diferenciada tendo em conta “os distintos níveis de conhecimento” ou “acesso a informação relevante, verdadeira e atual”.

As ações “desenvolvidas ou omitidas” desde 3 de agosto de 2011 - durante os três anos que antecederam a queda do império Espírito Santo – serviram de base à proposta da comissão. “Se a situação de grave e irrecuperável desequilíbrio financeiro do BES já estava verificada à data […] da medida de resolução […] ressalta à evidência que só a análise do período anterior poderá relevar a determinação causal desse desequilíbrio financeiro”, lê-se no parecer enviado pelo MP à comissão, citado pelo Jornal de Negócios.