Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

60% dos imóveis em Alojamento Local de Lisboa estavam antes desocupados

Autor: Redação

A grande maioria dos imóveis na zona de Lisboa que atualmente está destinada ao alojamento local antes estava desocupada (59%). Do universo total de casas para turistas na região da capital, havia uma fatia de 19% que antes estavam arrendadas e 13% eram utilizadas para habitação própria.

Este cenário é traçado com base num estudo realizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) em parceria com o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a Sítios e com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do programa Quality, citado pela Lusa. 

Negócio faz-se com apartamentos

Outra conclusão do estudo, através do qual a AHRESP quer conhecer melhor a realidade do alojamento local, é que o grosso da oferta de AL na Área Metropolitana de Lisboa (AML) é composta por apartamentos (86%), seguindo-se as moradias (6,5%), os estabelecimentos de hospedagem (5,6%) e os 'hostels' (1,6%).

A grande maioria dos empresários (72,4%), segundo se pode apurar a a partir das respostas de 660 empresários a inquéritos, abrangendo 1.777 unidades de AL, exerce a sua atividade como pessoa coletiva, mais de metade dos proprietários tem entre os 35 e os 54 anos e são predominantemente licenciados (68%) e destacam como ameaças ao negócio a carga fiscal, as questões legais e de licenciamento (47%) e a sazonalidade do negócio (41%).

Quem são os clientes do AL?

Os franceses (47%) e os espanhóis (28%) estão entre os hóspedes que mais procuram o AL, com 45% das reservas a serem feitas por casais.

Cerca de metade dos clientes tem idade inferior a 40 anos e a maioria (72%) indica a localização do imóvel e os comentários dos outros hóspedes (68%) como as principais motivações para a escolha do alojamento.

A AHRESP diz que não pretende ficar pela zona de Lisboa, estando já no terreno a realizar estudos semelhantes no centro, no Alentejo, e no norte do país, a que se seguirá o Algarve.