Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vai nascer um novo centro de inovação para apoiar as startups do turismo

Autor: Redação

Ainda este ano, vai abrir as portas em Portugal o Centro de Inovação do Turismo, que visa apoiar novas ideias e startups do setor, através de 11 programas de aceleração e incubação de empresas, num total de 250 novas companhias espalhadas por todo o país. A iniciativa do Governo de criar esta "academia" é justificada pelo forte dinamismo que vive o turismo português e tem como objetivo dar mais inovação ao setor.

"Com grande dinâmica", Portugal viu surgir 1.500 novas start-ups no setor do turismo em 2016, apontou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho esta segunda-feira, 22 de maio, frisando que foi "identificada a necessidade de contagiarmos a indústria tradicional com a inovação".

O novo Centro de Inovação, que deverá começar a funcionar no segundo semestre de 2017, vai também dedicar-se a monitorizar as tendências do mercado e participar no lançamento de novos produtos e serviços que venham responder às necessidades identificadas, trabalhando ainda a vertente da internacionalização e da captação de empresas estrangeiras.

Constituído como uma associação de direito privado, o centro vai funcionar com base em parcerias com instituições "dentro e fora do setor", que serão também responsáveis pelo seu financiamento. "Não queremos que seja um centro exclusivo do turismo. A ideia é que o Centro de Inovação lidere todas as iniciativas", explicou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.