Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

7 razões para escolher um alojamento local na hora de viajar

Photo by Kelcie Gene Papp on Unsplash
Photo by Kelcie Gene Papp on Unsplash
Autor: Redação

Quando escolhemos um destino de férias pensamos imediatamente no sítio onde vamos ficar hospedados. O hotel pode ser uma opção, mas hoje em dia há outras. O alojamento local é uma das principais alternativas, e tem vindo a conquistar adeptos um pouco por todo o mundo. Mas quais são, afinal, os seus benefícios? Hoje trazemos-te as sete razões que podem fazer de ti um hóspede fã deste tipo de alojamento.

O que é que distingue um hotel de um alojamento local? E porque é que há cada vez mais pessoas a não querer outra coisa na hora de viajar? A Hostmaker, empresa de gestão de alojamento local, apresenta uma lista com as vantagens deste tipo de propriedades. Mostramos-te quais são.

Sentir-se em casa

Esta é a primeira vantagem apontada. Num alojamento local a experiência torna-se mais pessoal, uma vez que num hotel somos muitas das vezes “mais um inquilino, até que chegue o próximo”. Com a oportunidade de poderes escolher a casa ao teu gosto, “nada melhor do que entrar pela porta e sentir que a casa é tua, ainda que apenas por uns dias”, escreve a empresa.

É mais económico que um hotel

Se tiveres uma família grande com crianças e bebés, a estadia num hotel pode ficar bastante dispendiosa – em alguns casos, não há mesmo hipótese de os pais deixarem os filhos sozinhos noutro quarto. Uma propriedade em regime de alojamento local pode trazer bastante conforto, nesse caso,  uma vez que há a garantia de que os filhos estarão confortáveis e seguros no quarto ao lado.

Poupar nas refeições

Se tiveres a oportunidade de cozinhar as tuas próprias refeições poderás poupar o dinheiro que irias gastar em restaurantes para outras experiências. A empresa de alojamento local dá um conselho: “arrisca, vai até ao mercado, compra produtos frescos e pergunta aos comerciantes locais as receitas típicas que poderás replicar em casa”.

Experiência local

Num hotel pode haver uma imersão mínima nos costumes locais, mas fica sempre a sensação de que estás dentro de um quarto padrão. Numa propriedade de alojamento local a experiência é quase personalizada pois cada habitação tem uma decoração própria inspirada na cultura desse local.

Atividades dentro de casa

São raros os quartos de hotel que disponibilizam mais do que uma televisão e uma revista. São cada vez mais os proprietários de alojamento local que garantem que a propriedade tenha livros, filmes, jogos de tabuleiro e outro tipo de passatempos para que, mais uma vez, os hóspedes se sintam em casa.

Horários

Quantos de nós não ficamos stressados pela necessidade de chegar a horas ao pequeno-almoço do hotel ou corremos contra o tempo para deixar o quarto livre para a limpeza diária? Num alojamento deste género não terás de preocupar-te com o  o cumprimento de horários, apenas terás de acordar e viver o teu dia como quiseres.

Disponibilidade da empresa gestora

Quem já esteve numa propriedade em regime de alojamento local sabe que há sempre coisas que é preciso perguntar durante a estadia. O facto de podermos contar com uma empresa gestora que nos pode apoiar a qualquer hora ou situação dá alguma tranquilidade. Esqueceste-te das chaves? Não consegues abrir o portão com o código? Precisas de mais toalhas? “Estás sempre à distância de um contacto”, escreve ainda a empresa.