
O turismo de Lisboa voltou a estar bem quente, depois de ter arrefecido durante a pandemia da Covid-19. E, para a acolher os turistas nacionais e internacionais que visitam a capital, há novos hotéis à vista. A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na semana passada a construção de quatro unidades hoteleiras de grande dimensão, situadas em vários pontos da capital, que vão trazer mais de 200 alojamentos à cidade.
Estes quatro novos hotéis que estão a nascer em Lisboa, situam-se em diferentes freguesias e têm características bem distintas, tal como escreve o Público:
- Novo aparthotel em Alcântara: aqui vão nascer 62 unidades, distribuídos por quatro pisos, numa área de 3.827 metros quadrados (m2). Este novo aparthotel em construção situa-se no quarteirão na Rua Rodrigues Faria e na Travessa Teixeira Júnior;
- Empreendimento turístico em Benfica: num terreno situado junto ao Estádio do Benfica vai nascer um projeto turístico com 82 apartamentos (o outro terreno do mesmo projeto está destinado a habitação);
- Villa Helena em Arroios: da transformação desta villa vai nascer um hotel de 5 estrelas com cerca de 60 unidades de alojamento. A unidade situa-se no número 24 da Travessa da Escola do Araújo;
- Unidade hoteleira no Beato: entre a Avenida Infante Dom Henrique e a Rua da Manutenção, vai nascer uma unidade composta por “dois volumes” com 4.203 m2. Aqui também vão ser construídas novas casas e lojas.
Os quatro projetos hoteleiros foram aprovados com votos do PSD e PS na passada quarta-feira (dia 14 de junho), apoiando-se nos direitos adquiridos pelos promotores imobiliários ao abrigo do atual Plano diretor Municipal (PDM), que prevê a construção de mais de 20 unidades hoteleiras até ao final de 2024. Todos os outros partidos da oposição (Cidadãos Por Lisboa, PCP, Bloco de Esquerda e Livre) votaram contra, criticando a inexistência de contrapartidas em habitação acessível.
Segundo os dados mais recentes da Associação de Turismo de Lisboa citados pelo mesmo meio, os novos projetos hoteleiros que vão nascer em Lisboa vão juntar-se às 246 unidades existentes (238 hotéis, sete aparthotéis e uma pousada).
Para poder comentar deves entrar na tua conta