Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Animais de estimação nas férias: portugueses gastam mais de meio milhão em alojamentos

Tatiana Rodriguez on Unsplash
Tatiana Rodriguez on Unsplash
Autor: Redação

As férias estão aí à porta para muitos portugueses. Quem tem animais de estimação tem agora uma preocupação extra, a de deixar os animais domésticos (bem) acomodados e em segurança, o que tem, no entanto, um custo. Até à data, os portugueses já gastaram mais de 500.000 euros para garantir um alojamento aos “amigos lá de casa”. Em causa está um estudo da Fixando, plataforma online nacional que facilita a contratação de serviços locais.

Segundo o mesmo, que foi realizado junto de 3.200 profissionais de hotelaria para animais e 6.300 donos, apenas quatro em cada dez donos vai conseguir encontrar um alojamento, já que a procura vai disparar a partir de dia 1 de agosto. Os distritos com mais facilidade para encontrar uma “casa temporária” são Guarda, Porto e Santarém, conclui o estudo.

“Para os profissionais de hotelaria deste segmento, é recomendável que as reservas para este período do ano sejam garantidas com antecedência mínima de dois meses, contra os 25 dias habitualmente praticados pelos donos dos animais”, conclui o estudo.

Quanto a preços, uma estadia de nove dias ronda os 12 euros por noite, sendo que a maioria dos donos opta por períodos entre os dois e os sete dias.

De recordar que multas por abandono de animais de estimação oscilam entre 50 e 3.740 euros, conforme o decreto-lei em vigor desde outubro de 2019. Só no ano passado a GNR recebeu em Portugal 4.142 denúncias, das quais 672 por maus-tratos e 415 por abandono, lembra a Fixando.