Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ir de férias com os animais de estimação, sim ou não? As regras a ter conta

Segundo a legislação, cada apartamento só pode ter até três cães ou quatro gatos adultos, não excedendo, no total, quatro animais.

Jamie Street on Unsplash
Jamie Street on Unsplash
Autor: Redação

Desfrutar das férias com animais de estimação? Será melhor levá-los no caso de ser um alojamento turístico que aceite os companheiros de quatro patas ou deixá-los em locais especializados para que tomem conta deles? Estas dúvidas pairam, seguramente, na mente de muitos portugueses nesta altura do ano. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto, nomeadamente as pequenas regras que devem ser cumpridas “dentro e fora de casa” com os animais de estimação.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Entrarei de férias em meados deste mês e estou a enfrentar um problema. Tenho dois cães e não tenho com quem os deixar. Será que posso levá-los comigo para o local em que vou passar as férias? Há regras para tal?

A tua questão é comum a muitos consumidores e, embora no mercado existam já muitos locais em que os nossos animais de estimação podem ficar, a maioria das famílias não quer partir para férias sem os seus companheiros de quatro patas.

Sabendo que queres passar as férias com os teus cães, podes facilmente descobrir alojamentos turísticos que aceitem animais domésticos. São cada vez mais as opções disponíveis, tendo em conta a crescente procura, mas o tema é complicado e de difícil aceitação. As principais questões prendem-se, especialmente, com as responsabilidades inerentes aos animais e que, muitas vezes, são descuradas pelos donos, conduzindo a conflitos e má vizinhança, mesmo em tempo de férias.

Assim sendo, e para que haja uma boa integração e interação entre animais, donos e restante vizinhança é importante que conheças as pequenas regras que devem cumpridas:

  • Manter os cuidados de saúde e higiene dos “fiéis amigos”;
  • Proporcionar atividades como passear para que não fiquem sob stress;
  • Num condomínio, evitar a todo o custo que o animal suje áreas comuns (escadas, entradas, jardins, etc.) e, se tal acontecer, assegurar imediatamente a limpeza do espaço;
  • Respeitar as normas e/ou regulamento do alojamento onde te encontras de férias, podem ter sido aprovadas regras específicas e até distintas da lei em vigor;
  • Levar os documentos dos animais, inclusive os certificados de vacinação;

Recordamos ainda que nas partes comuns do edifício (escadas, entrada, jardins, etc.) os cães não devem circular sem trela e coleira, a qual deve ter o nome e a morada ou telefone do dono.

Além destas dicas, não te esqueças do que dita a legislação em vigor: cada apartamento só pode ter até três cães ou quatro gatos adultos, não excedendo, no total, quatro animais.

Informa-te connosco.

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.