Comentários: 0
Crédito à habitação cai 291 milhões num mês
GTRES

Os bancos estão, afinal, a emprestar menos dinheiro, apesar da nova vaga de spreads mais baixos e a disponibilidade do setor em geral para conceder mais crédito à habitação. Em junho, o crédito concedido às famílias caiu 434 milhões de euros face a maio, para os 133.345 milhões, e o crédito concedido às empresas diminuiu mais de 700 milhões, para os 96.110 milhões. O financiamento relativo à compra de casa caiu 291 milhões, para os 108.947 milhões, enquanto o crédito ao consumo recuou 143 milhões, para os 24.398 milhões.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), a quebra mais acentuada nos empréstimos em junho verificou-se nos que foram concedidos às empresas não financeiras. A banca tinha concedido 96.852 milhões de euros em maio e em junho concedeu apenas 96.110 milhões, menos 742 milhões de euros, escreve a Lusa.

Prestação da casa baixa em agosto

Entretanto, e de acordo com o Jornal de Negócios, a prestação da casa vai baixar em agosto, na sequência da queda das taxas Euribor. A mensalidade a pagar ao banco pelo financiamento concedido para a compra de casa será a mais baixa do último ano.

A publicação adianta ainda que os bancos receberam menos 75% em juros com o crédito à habitação. As famílias pagam, em média, 100 milhões de euros em juros todos os meses aos bancos. Um valor – uma fração do que pagavam em 2008 – que reflete a queda das taxas, mas também da redução das dívidas e do menor número de empréstimos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade