Comentários: 0
Prestação da casa volta a descer em junho na maioria dos empréstimos
idealista/news

Os clientes com crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses – a indexante mais usada em Portugal, logo seguida da Euribor a três meses – vão voltar a pagar menos ao banco em junho. Num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1% a mensalidade a pagar será 465,36 euros, menos 2,43 euros que o valor pago desde dezembro, aquando da última revisão.

Segundo cálculos feitos pela Deco/Dinheiro&Direitos para a Lusa, num financiamento nas mesmas condições mas indexado à Euribor a três meses, o valor a pagar ao banco mantém-se em 460,13 euros em junho, o mesmo valor desde março, data da última revisão da prestação.

A média mensal da taxa Euribor em maio foi de -0,251% a seis meses, ligeiramente abaixo do valor de abril, enquanto a três meses foi de -0,329, praticamente o mesmo valor de abril (-0,330%), escreve a agência de notícias, lembrando que há quase dois anos que as prestações da casa têm estado a cair, acompanhando a queda das taxas Euribor, que negoceiam mesmo em valores negativos.

De referir que em Portugal 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado. As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade