Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quatro conselhos muito úteis se vais comprar casa

Autor: Redação

O mercado de arrendamento está a ganhar adeptos, mas é inegável que os portugueses continuam a preferir ser proprietários. Numa altura em que os bancos voltam a estar mais disponíveis para o crédito à habitação, esta pode ser uma boa altura para comprar casa. É o que estás a pensar fazer? Então não descures estes conselhos, que podem ser importantes antes de avançares com um pedido de empréstimo.

Em causa estão, segundo o Notícias ao Minuto, quatro dicas de vários especialistas ouvidos pela CNN. Toma nota, porque pode haver pormenores que não tens em conta na hora de comprar casa.

1 – Que peso terá a prestação da casa no teu orçamento?

Se ultrapassar os 30% do rendimento antes de impostos tem cuidado. Um cenário que complica ainda mais se acumulares esta mensalidade com outras que tenhas. Pode ser um risco enorme.

2 – Mantém o fundo de emergência

Faz bem as contas. Não penses que ficar com 1.000 euros na conta é sustentável, já que há custos que aumentam a fatura de ser proprietário. Ou seja, poderás ter de recorrer a um fundo de maneio...

3 – Contabiliza todos os gastos

As despesas fixas não vão abrandar só porque compraste casa. Não te esqueças que terás de pagar eletricidade, serviço de televisão, água, gás etc. Isto além de outros gastos que são desconhecidos para quem está habitado a arrendar casa, como por exemplo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e custos de condomínio.

4 – A casa precisa de obras? Cuidado...

Se vires que a casa que queres comprar precisa de obras avalia bem o seu estado para perceberes quanto dinheiro terás de gastar. Lembra-te que as obras quase sempre derrapam, quer em prazo quer em orçamento.