Em 2024, a intermediação no crédito habitação e hipotecário representou mais de metade do número e do volume de empréstimos concedidos. Isso mesmo mostram os dados do Banco de Portugal (BdP): 56% dos mais de 125 mil contratos celebrados e 57% dos 17,9 mil milhões de euros que estes empréstimos totalizam foram concedidos através de intermediários de crédito.
Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia no relatório de acompanhamento dos mercados de crédito em 2024 publicado pelo BdP, houve no ano passado 70 mil créditos habitação que tiveram o envolvimento de intermediários, no valor global médio de mais de 10 mil milhões de euros.
Os dados mais recentes do supervisor bancário, agora liderado por Álvaro Santos Pereira, permitem ainda concluir, por exemplo, que há atualmente mais de 6.100 intermediários de crédito registados. Trata-se de um aumento face aos 5.893 reportados no final de 2024.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta