Comentários: 0

Os chineses da Fosun passaram a ser o maior acionista do banco Millennium bcp, com 16,7% do capital. O valor do negócio é de 175 milhões de euros, calculado de acordo com a forma definida que está assente nos últimos 20 dias de cotação, e que está dentro da margem prevista pelo banco, situada entre os 175 milhões e os 200 milhões de euros. A Fosun prepara-se para fazer um novo “mega-investimento” em Portugal.

Desta forma, fica concretizada a entrada de um acionista estratégico no BCP e por um período mínimo de três anos. Ou seja, durante esse tempo a Fosun compromete-se a não alienar a participação.

Segundo o Dinheiro Vivo, os membros do conselho de administração do banco decidiram de forma consensual, pelo que a entrada da Fosun no capital da instituição foi aprovada por todos os administradores.

Fonte oficial da Fosun disse que “a entrada no capital do BCP representa um passo importante para a consolidação da estratégia de internacionalização do grupo Fosun”.

Este é o culminar de um primeiro investimento da parte da Fosun no BCP, sendo que para uma segunda fase a Fosun reafirmou já interesse em vir a deter uma participação de cerca de 30%, tendo já obtido autorização para esse efeito junto do Banco Central Europeu (BCE).

Fosun promete novos investimentos

Entretanto, e de acordo com a Lusa, a Fosun prepara um novo “mega-investimento” no país. De referir que o grupo chinês, que foi fundado em 1992, detém já a seguradora Fidelidade, o grupo Luz Saúde e uma participação de 5,3% na REN - Redes Energéticas Nacionais. No ano passado foi um dos candidatos à compra do Novo Banco, até as negociações terem sido suspensas pelo Banco de Portugal.

O presidente do grupo Fosun, Guo Guangchang, caiu 11 lugares na lista dos maiores multimilionários chineses, ocupando agora a 28ª posição, segundo o centro de investigação Hurun. A sua fortuna pessoal recuou 1.160 milhões de dólares (1.052 milhões de euros), para 6.640 milhões de dólares (6.023 milhões de euros) no espaço de um ano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade