Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Venda do Novo Banco concluída hoje

Novo Banco
Novo Banco
Autor: Redação

A venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star será concluída esta quarta-feira (18 de outubro). A conclusão da operação será assinalada numa cerimónia que se realiza às 11h30 no Banco de Portugal (BdP), em Lisboa. Segundo o acordado com a Lone Star, a norte-americana passa a controlar 75% do capital social do banco, reforçando o capital da instituição em 750 milhões de euros.

Quando foi assinado, em 31 de março, o contrato de promessa de compra e venda do Novo Banco entre o Fundo de Resolução e a Lone Star, o fundo norte-americano acordou injetar 1.000 milhões de euros no banco para o capitalizar, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os outros 250 milhões até 2020, escreve a Lusa.

A Comissão Europeia aprovou a operação no passado dia 11 de outubro e, no mesmo dia, o Ministério das Finanças disse que a venda ao fundo norte-americano seria "concluída nos próximos dias".

Em agosto de 2014, o BdP decidiu pela resolução do Banco Espírito Santo (BES) e a transferência de certos ativos do BES para um banco de transição, o Novo Banco, detido pelo Fundo de Resolução bancário (entidade pertencente às instituições financeiras que operam em Portugal, mas cuja gestão é feita pelo BdP e que consolida nas contas públicas).

Desde a sua criação e até junho de 2017, últimos dados disponíveis, o Novo Banco acumulou prejuízos de 2.527 milhões de euros.