Comentários: 0
Portugal volta a reembolsar FMI e... já pagou 76% do empréstimo
Mário Centeno, ministro das Finanças. República Portuguesa

Portugal reembolsou esta quinta-feira (dia 16 de novembro), antecipadamente, mais uma parcela do empréstimo concedido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito do pedido de ajuda externa. Após o pagamento de mais uma tranche, no valor de 2.780 milhões de euros, 76% do financiamento concedido já está pago.

O Ministério das Finanças adianta que o montante em causa – os referidos 2.780 milhões de euros – vencia entre junho de 2020 e maio 2021.

Durante o corrente ano foram já pagos 9.012 milhões de euros, o valor máximo amortizado, em termos anuais, até à presente data. Com este pagamento, ficam liquidados 76% do empréstimo do FMI, de 26.300 milhões de euros”, refere em comunicado o ministério tutelado por Mário Centeno.

Segundo o Governo, “o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado” no próximo ano. “O reembolso antecipado ao FMI contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média”, lê-se no documento

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade