Comentários: 0
Portugal faz parte do maior contrato de compra de energia solar do mundo
Creative commons

O grupo energético Audax e a COX Energy assinaram o maior acordo de compra de energia solar do mundo. Um contrato no valor de 400 milhões de euros que prevê um volume total de 660 MW de potência instalada – 495 MW em Espanha e 165 MW em Portugal –, suficiente para satisfazer o consumo de cerca de 400.000 casas utilizando apenas energia renovável ou verde. 

“Este volume de energia virá das instalações de geração solar que a Cox Energy desenvolverá com um parceiro estratégico no nosso país e em Espanha”, revela um comunicado da Audax Energia, citado pelo Jornal Económico. Os 660 MW deste projeto “posicionam Portugal e Espanha como os países europeus com maior volume de energia renovável vendida através deste tipo de acordos”, esclarece ainda o documento.

O negócio tornou-se num novo marco no mercado mundial de energia renovável, convertendo-se no maior acordo deste tipo assinado até à data para a compra de energia produzida com tecnologia solar fotovoltaica. “O acordo assinado é o primeiro de um plano estratégico, fruto da aliança da Audax com a Cox Energy, para desenvolver projetos de geração fotovoltaica em todos os países europeus em que a Audax está presente (Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Polónia e Holanda)”, acrescenta a empresa.

O Grupo Audax tem como principal foco a comercialização de eletricidade e gás, bem como a produção de eletricidade 100% renovável, estando presente em Portugal desde 2013. Já a Cox Energy é uma empresa espanhola de energia renovável, mais propriamente de energia solar fotovoltaica, que iniciou atividade em 2014.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade