Comentários: 0
IRS 2019: tens até ao final do dia de hoje para validar faturas
VisualHunt.comCopy

Já não há muito tempo a perder. O prazo para os contribuintes validarem as faturas no Portal das Finanças termina esta segunda-feira (25 de fevereiro de 2019). Trata-se de um passo muito importante para fazer crescer o bolo das deduções do IRS.

As faturas a que os contribuintes associaram o seu NIF ou o dos seus dependentes são relevantes para que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) possa calcular o montante dessas deduções. É importante ainda verificar se todas as faturas foram comunicadas ao e-fatura, uma vez que este é o último momento em que poderão ser inseridas no sistema manualmente, caso algo tenha falhado.

Na saúde, por exemplo, são tidos em conta 15% de todos os gastos até ao limite de mil euros – ou seja, por cada 100 euros de despesa em consultas, farmácias ou exames médicos o contribuinte abate 15 euros ao IRS que tem a pagar. Já as despesas gerais familiares têm um teto máximo por contribuinte de 250 euros (500 euros por casal), contribuindo para este valor 35% dos gastos que não cabem nas restantes deduções à coleta.

Depois de validadas as faturas, e a partir de 15 de março, o Fisco disponibilizará os valores finais das deduções à coleta, acrescentando as despesas relativas a propinas, hospitais públicos, habitação, ou lares, que até agora não apareciam no e-fatura.

Este ano, a entrega da declaração de impostos acontece entre 1 de abril e 30 de junho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta