Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Lisboa sobe nas cidades com melhor qualidade de vida do mundo

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Lisboa é a 37ª cidade com melhor qualidade de vida do mundo, tendo subido um lugar no ranking face ao ano passado. A capital portuguesa é ainda a 31ª cidade mais segura do planeta, subindo 12 lugares relativamente a 2005. Em causa está o estudo anual “Quality of Living 2019”, da Mercer.

Segundo a consultora, Viena é pelo 10º ano consecutivo a cidade com melhor qualidade de vida a nível mundial. Seguem-se na lista Zurique (Suíça), Vancouver (Canadá), Munique (Alemanha) e Auckland (Nova Zelândia), por esta ordem.

Lisboa, que se encontra na 37ª posição, encontra-se à frente de cidade como Madrid e Barcelona, em Espanha, Paris, em França, Londres, no Reino Unido, ou Nova Iorque, nos EUA.

“O 21º estudo anual ‘Quality of Living’ da Mercer mostra que muitas cidades em todo o mundo ainda oferecem ambientes atrativos para fazer negócios. As cidades melhores pontuadas são as que perceberam que a qualidade de vida é uma componente essencial no que se refere à atratividade de negócios e à mobilidade de talento”, refere a consultora em comunicado.

No que diz respeito às cidades mais seguras do mundo, o ranking é liderado por Luxemburgo. Seguem-se na tabela, por esta ordem, Basileia (Suíça), Berna (Suíça), Helsínquia (Finlândia) e a também suíça Zurique. Lisboa subiu 12 posições face a 2005 e encontra-se na 31ª posição, em melhor posição que, por exemplo, Dublin (Irlanda), Paris (França) e Barcelona (Espanha).

“No que se refere às principais conclusões que retirámos internamente, percebemos que Lisboa, no que toca a segurança, subiu várias posições em comparação com o mesmo índice que lançámos em 2005. Estamos a atravessar um momento estável a nível económico, com investimento internacional, uma taxa de desemprego relativamente baixa e resultados animadores no que toca, por exemplo, às exportações. A qualidade de vida da capital portuguesa tem vindo a evoluir em todos os sentidos, fazendo de Lisboa uma opção incontornável a nível internacional”, disse Tiago Borges, líder da áreas de Rewards da Mercer | Jason Associates.

O estudo em causa é desenvolvido anualmente para permitir a empresas multinacionais e outras organizações remunerarem os seus colaboradores de forma justa quando os colocam em projetos internacionais. Faz uma avaliação de mais de 450 cidades em todo o mundo, sendo que este ranking inclui 231 destas metrópoles. 

As 10 cidades com melhor qualidade de vida do mundo

  Cidade País
Viena Áustria
Zurique Suíça
Vancouver Canadá
Munique Alemanha
Auckland Nova Zelândia
Dusseldorf Alemanha
Frankfurt Alemanha
Copenhaga Dinamarca
Genebra Suíça
10º Basileia Suíça
37º LISBOA PORTUGAL

As 10 cidades mais seguras do mundo

  Cidade País
Luxemburgo Luxemburgo
Basileia Suíça
Berna Suíça
Helsínquia Finlândia
Zurique Suíça
Viena Áustria
Genebra Suíça
Oslo Noruega
Auckland Nova Zelândia
Wellington Nova Zelândia
31º LISBOA PORTUGAL