Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Troika: Governo ainda “deve” aos contribuintes mil milhões de euros em IRS

Autor: Redação

A reversão total da sobretaxa e da redução dos escalões de IRS implementadas durante a “estadia” da Troika em Portugal ainda não é total. Isto porque o Governo ainda tem por devolver aos contribuintes cerca de mil milhões de euros.

Em 2013, altura em foram aplicadas a sobretaxa e a redução dos escalões do IRS, a receita deste último imposto aumentou 3.226 mil milhões de euros, dos quais serão devolvidos 2.225 mil milhões de euros, entre 2016 e 2019, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para este ano. Deste montante, escreve o Correio da Manhã, mil milhões de euros são devolvidos em 2018, graças também a outra medida introduzida pelo Executivo de António Costa: a fixação de uma despesa fixa por filho, em substituição do quociente familiar.

De acordo com o mesmo relatório, desde 2013, face a 2012, a receita do IRS cresceu todos os anos entre 3.146 milhões de euros, em 2017, e 3.819,5 milhões de euros, segundo a previsão para 2019.

Citado pelo Jornal de Negócios, Mário Centeno, ministro das Finanças, adiantou que através de nova revisão dos escalões do IRS será possível devolver 200 milhões de euros aos contribuintes. Ou seja, segundo as contas da publicação o Estado continuará a reter 800 milhões de euros.