Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal tem a terceira inflação mais baixa da UE em outubro

Eurostat
Eurostat
Autor: Redação

A taxa de inflação anual recuou em outubro para 0,7% na Zona Euro e para 1,1% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a terceira menor e negativa (-0,1%), encontrando-se apenas atrás de Grécia (-0,3%) e Chipre (-0,5%). 

Segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat, Portugal, Grécia e Chipre foram os três países da Zona Euro que tiveram inflação negativa em outubro, sendo que a inflação média do euro está em mínimos de três anos.

Na Zona Euro, a taxa de inflação anual recuou para 0,7%, valor que se compara com os 2,3% homólogos e os 0,8% de setembro. Já na UE, a taxa de inflação abrandou para 1,1%, face aos 1,2% de setembro e aos 2,3% de outubro de 2018.

De acordo com o Jornal de Negócios, o crescimento de 0,7% dos preços no consumidor na Zona Euro em outubro é o mais baixo desde novembro de 2016 (0,6%). Desde então que a inflação tinha conseguido não baixar dos 1% com a contribuição da evolução do PIB e da política monetária expansionista do Banco Central Europeu (BCE).

No caso de Portugal, a economia regista inflação negativa há quatro meses seguidos. Segundo as previsões da Comissão Europeia, Portugal será o país da Zona Euro com a taxa de inflação (0,3%) mais baixa em 2019, escreve a publicação.